TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC comemora 66 anos de sua 1ª sessão ordinária

07.06.2011 às 10:01

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina chegou aos 66 anos de existência nesta terça-feira (7), data na qual foi realizada a 1ª sessão ordinária da instituição. A atuação da Justiça Eleitoral de SC abrange todos os 293 municípios do estado, que serão 295 a partir da emancipação de Balneário Rincão e Pescaria Brava em 2012, e 4.524.973 eleitores, espalhados em 105 zonas eleitorais, com 14.903 seções de votação.

Quando o Tribunal foi criado em 1945, SC tinha 44 municípios e cerca de 248 mil eleitores, divididos em 34 zonas eleitorais, com 1.045 seções.

O TRESC é presidido atualmente pelo desembargador Sérgio Torres Paladino, que é o 45º juiz a ocupar o cargo. Fazem parte da Corte também o desembargador Irineu João da Silva, os juízes Rafael de Assis Horn, Oscar Juvêncio Borges Neto, Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, Nelson Maia Peixoto e Gerson Cherem II, além do procurador regional eleitoral Claudio Dutra Fontella.

Como foi a 1ª sessão

A sessão de instalação do TRESC em 1945 ocorreu no Tribunal de Apelação e foi dirigida pelo 1º presidente, desembargador João da Silva Medeiros Filho, que prestou o compromisso de posse ao lado dos demais membros da Corte Eleitoral, proferiu um breve discurso e agradeceu a presença do público. A 1ª composição teve ainda o desembargador Guilherme Luiz Abry, que ocupou a vice-presidência, e os juízes Osmundo Wanderley da Nobrega, Mário de Carvalho Rocha e Vasco Henrique d’Avila, além do procurador regional eleitoral José Rocha Ferreira Bastos.

As autoridades que estiveram na mesa principal da cerimônia foram: o interventor federal em SC, Nereu Ramos; o arcebispo metropolitano, dom Joaquim Domingues de Oliveira; o presidente do Conselho Administrativo do Estado e dos Municípios, Alvaro Müllen da Silveira; e o secretário estadual da Justiça, Educação e Saúde, Ivo d’Aquino.

A solenidade também foi prestigiada pelos demais secretários estaduais, pelo prefeito da Capital, Pedro Lopes Vieira, e por desembargadores, juízes, advogados, diretores de repartições, comerciantes e funcionários públicos.

Leia mais:

01/06/2011 - TSE completa 66 anos como o Tribunal da Democracia

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC