TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Nova edição do Brasil Eleitor destaca reforma política

17.06.2011 às 13:52

O programa Brasil Eleitor deste fim de semana mostra que a sociedade civil vem debatendo as propostas de aperfeiçoamento no sistema político brasileiro por meio da reforma política. Em São Paulo, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-SP) realizaram, conjuntamente, um seminário sobre a reforma política. O evento reuniu juristas, professores, empresários e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.

A equipe do Brasil Eleitor esteve em Belo Horizonte para conhecer um projeto desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, que realiza visitas às escolas de ensino médio para conscientizar estudantes sobre a importância de dois temas importantes para o futuro das próximas gerações e a saúde do planeta. Meio Ambiente e cidadania são o foco de uma eleição simulada com o uso de urnas eletrônicas para despertar o sentimento de cidadania na garotada.

No quadro "Quiz Eleitoral", o telespectador fica sabendo quando foi criado o atual Código Eleitoral e, no quadro "Você e a Política", haverá uma reportagem especial sobre a história e a evolução do processo eleitoral, mostrando as diferenças entre o voto obrigatório e o voto facultativo, valorizando a participação popular e a necessidades dos eleitores comparecerem às urnas.

No recôncavo baiano, uma senhora de 103 anos dá exemplo de vida e diz que nunca deixou de votar. Ela participa do quadro "Eleitor Brasileiro". Nele você vai conhecer a história de Dona Canô, matriarca da família que revelou ao Brasil dois grandes nomes da música popular brasileira: Caetano Veloso e Maria Bethânia. Você vai ver que essa senhora é símbolo de uma geração que contribuiu para mudar a realidade do Brasil por meio do voto.

A "Blitz do Eleitor" foi até a Universidade de Brasília para descobrir se os eleitores realmente sabem que roupas podem usar ou devem evitar no dia das eleições. Não perca o Brasil Eleitor.

A TV Justiça transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no domingo (20h30) e depois as exibe novamente na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Fonte: TSE