TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Escola Judiciária do TSE lança 3ª edição da Revista Eletrônica

09.06.2011 às 18:03

A terceira edição da Revista Eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está disponível no site da EJE. Como destaque, a revista conta com a entrevista do diretor da Escola Judiciária do TSE, André Ramos Tavares, que aborda como tema principal os sistemas eleitorais e esclarece as trocas de experiências entre o Brasil e Índia, Itália e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A Revista Eletrônica pode ser acessada na página da EJE em dois formatos: eletrônico, contendo itens dinâmicos para uma fácil e rápida navegação pelos internautas, ou por arquivo PDF, que integra conteúdo estático para que o leitor possa "folhear" a revista como se fosse material impresso.

Na entrevista, o diretor acredita que o encontro com os países pretendia construir um intercâmbio de informações. "Temos nossas particularidades e os outros países também têm suas especificidades. A migração de modelo dos sistemas eleitorais é sempre muito complexa e exige da consideração das particularidades de cada país", afirmou.

Na reportagem da revista é possível observar que a eleição geral brasileira de 2010 é considerada a mais informatizada e completa do mundo. Com isso, despertou o interesse de autoridades estrangeiras, curiosas para saber como é possível realizar tamanha eleição com tanta segurança, celeridade e transparência.

O tempo recorde na apuração, totalização e anúncio dos resultados chamou a atenção dos 24 observadores internacionais e dos 17 embaixadores que acompanharam o pleito em diferentes estados brasileiros.

Nos artigos, os leitores da revista poderão se aprofundar em assuntos como votos estéreis, a fundação de partidos políticos, o voto da mulher e as representações sobre o eleitor e a Reforma Política – Suplência de senador.

No "Espaço do Eleitor", o cidadão dispõe de uma seção própria na revista, para esclarecer suas dúvidas por meio das informações vindas da Central do Eleitor do TSE.

Na seção "Produtos da EJE", o interessado tem acesso a informativos destinados a guiar o eleitor e esclarecer dúvidas sobre a legislação eleitoral vigente – e ao Jogo do Eleitor, projeto que começou a ser desenvolvido, em 2009, na versão tabuleiro e que evoluiu, em 2010, para a versão eletrônica.

A Revista Eletrônica da EJE resulta do trabalho de uma equipe integrada por colaboradores de várias unidades do TSE.

Fonte: TSE