TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Corte aprova com ressalvas contas da chapa do PSOL ao governo

22.06.2011 às 18:04

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou com ressalvas, na sessão desta segunda-feira (20), as contas de campanha da chapa do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao governo estadual, composta por Valmir Martins e Alexandre Valdir da Silva. Com esse julgamento, o Pleno finalizou a análise da prestação dos oito candidatos que disputaram o cargo de governador nas Eleições 2010. Houve duas aprovações sem ressalvas, cinco aprovações com ressalvas e uma desaprovação.

A relatora substituta do processo do PSOL, juíza Vânia Petermann Ramos de Mello, relevou cinco das seis irregularidades, considerando algumas de caráter formal e afastando outras com base na jurisprudência da Corte. Todas elas foram apontadas pela Coordenadoria de Controle Interno do Tribunal (Cocin), que tinha opinado pela desaprovação das contas.

A outra inconsistência foi ressalvada e se trata do registro de uma doação de recursos próprios estimáveis em dinheiro feita por Martins, referente a uma passagem aérea de R$ 379,20, valor que não transitou pela conta bancária da campanha.

O candidato reconheceu o equívoco em manifestação ao TRESC e a relatora votou pela ressalva seguindo entendimento da Corte, que considera que esse tipo de irregularidade não provoca a desaprovação da prestação quando não há indícios de má-fé e o valor é irrisório em relação à quantia total arrecadada.

A íntegra da decisão do Tribunal pode ser vista no Acórdão nº 26.100.

Leia mais:

21/06/2011 - Contas de candidatos do PSTU ao governo estadual são aprovadas

15/06/2011 - Pleno aprova com ressalvas contas de candidatos de PT e PV ao governo

24/05/2011 - Candidata do PP ao governo tem as contas aprovadas

12/05/2011 - Contas da chapa do PMN ao governo são aprovadas com ressalvas

28/04/2011 - Candidato do PCB a governador tem contas rejeitadas pela Corte

08/12/2010 - TRESC aprova com ressalvas contas de eleitos ao governo de SC

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC