TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cartório de Anita Garibaldi emite cerca de 200 títulos para jovens

03.06.2011 às 16:05

Houve palestras em colégios de três municípios do Planalto Serrano

O projeto "A Justiça Eleitoral vai à Escola", realizado pelo cartório da 52ª Zona Eleitoral, teve grande êxito após percorrer colégios de ensino médio dos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Cerro Negro durante esta semana.

Foram feitos cerca de 200 novos títulos eleitorais para os jovens e 650 estudantes assistiram às palestras sobre questões relativas ao processo eleitoral, conforme informações do chefe de cartório Carlos Valério Gerber Wietzikoski.

"Distribuímos o guia do eleitor para todos os que compareceram às palestras", contou Wietzikoski. Segundo ele, a questão que mais suscitou perguntas pelos alunos foi a compra de votos. "Inclusive muitos deles ficaram surpresos com determinadas situações que configuram esse crime, na oportunidade em que o soldado Anderson da Silva explanava a respeito do que é certo ou errado", acrescentou. 

Para o chefe de cartório, essas dúvidas decorreram principalmente de questões culturalmente arraigadas, de ilícitos que acontecem desde a época dos avós dos estudantes. "O soldado disponibilizou ainda um número de telefone para que possam comunicar crimes eleitorais dos quais tiverem notícias", disse Wietzikoski.

Além do soldado do programa Proerd da Polícia Militar e do chefe de cartório, o juiz e a promotora da 52ª Zona Eleitoral, Juliano Serpa e Larissa Mayumi Karazawa Takashima Ouriques, também ministraram palestras aos alunos.

Na avaliação de Wietzikoski, a realização de programas como esse é muito válida para instruir os novos eleitores sobre a importância de suas participações no processo eletivo, seja pela relevância da escolha de seus representantes, seja em virtude do auxílio aos órgãos fiscalizadores com informações sobre crimes eleitorais. 

O projeto "A Justiça Eleitoral vai à Escola" não chegou a acontecer no município de Abdon Batista porque o colégio estadual no qual haveria a palestra estava de greve, mas o município será contemplado em uma nova oportunidade.

Leia mais:

27/05/2011 - Cartório de Anita Garibaldi vai a escolas e atende eleitores

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC