TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor aborda recadastramento biométrico e democracia

10.06.2011 às 14:54

TV Justiça e TV Assembleia de SC transmitem programa no estado

A edição deste fim de semana do Brasil Eleitor mostra como está o recadastramento biométrico no País. Na cidade paulista de Itupeva, mais de 27 mil eleitores devem adotar o procedimento até o fim de outubro deste ano. A meta da Justiça Eleitoral é que o novo sistema seja utilizado por 10 milhões de brasileiros nas eleições municipais de 2012.

Nesta edição do programa, você também vai conhecer a página da internet que trata da biometria. Criado pelo TSE, o portal traz informações sobre a nova tecnologia e esclarece dúvidas sobre o recadastramento eleitoral com o uso das impressões digitais.

No quadro "Você e a Política", vamos explicar como a população pode participar de maneira mais ativa das decisões políticas do país. São três as formas de assegurar a democracia participativa: plebiscito, referendo e projeto de iniciativa popular. Saiba como o eleitor pode ser um agente ativo de mudanças nos rumos do país.

O Brasil Eleitor esclarece também a diferença entre domicílio civil e domicílio eleitoral. Especialistas explicam o significado das duas expressões que costumam confundir a cabeça do cidadão. 

No quadro "Eleitor Brasileiro", a arte de um jovem que é destaque no ballet do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. Ele mostra que tem disciplina na dança e rigor também na hora do voto. Você vai ver ainda que o TRE paranaense é uma referência no uso da tecnologia em gestão e conservação de processos e documentos internos do órgão.

A TV Justiça transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no domingo (20h30) e depois as exibe novamente na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado (6h). Em SC, o programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça e quinta-feira, às 8h. Outra maneira de vê-lo é na Internet, no canal do TSE no YouTube.

Fonte: TSE