TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Arquivo do TRESC tem mais de 1,5 milhão de páginas preservadas

14.06.2011 às 20:07

A Seção de Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina preserva, com uma série de cuidados especiais de manuseio e armazenamento, a história da Justiça Eleitoral no estado, composta por mais de 1,5 milhão de páginas, das quais mais de 150 mil só de arquivos eleitorais e as demais referentes a documentos judiciais e outros materiais.

Assim que chegam à nova sede da seção, inaugurada em São José em novembro de 2010,  os documentos passam por um processo de conferência, que inclui desde a checagem de seu conteúdo até a limpeza, a esterilização e a desumidificação dos papéis. Alguns, em más condições de conservação, são restaurados antes de serem arquivados.

A permanência das informações oficiais no prédio da Justiça Eleitoral de SC inclui sala e compartimentos especiais, onde a temperatura é controlada entre 20ºC e 22ºC e a umidade do ar não pode estar abaixo de 45% ou acima de 55%. Esses procedimentos minuciosos garantem que o acervo esteja disponível ao público.

Os documentos são de natureza judicial, eleitoral e administrativa, e os mais antigos deles fazem referência a 1945, data de início das atividades do TRESC. As pessoas interessadas podem ter acesso a qualquer um dos papéis através de uma visita agendada à Seção de Arquivo, além de conseguirem encontrar boa parte deles em formato eletrônico no site do Tribunal.

A digitalização de arquivos tem sido uma forma eficiente encontrada pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRESC para facilitar o acesso da sociedade aos papéis oficiais, padronizar os formatos eletrônicos, divulgar os acórdãos das decisões da Justiça Eleitoral com rapidez e preservar a memória dos documentos.

Por Priscila Dalagnol
Comunicação Social do TRESC