TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC empossa dois juízes de Direito como efetivos na quarta (4)

02.05.2011 às 19:08

Posse dos novos juízes do TRESC terá transmissão pelo twitter

A solenidade ocorrerá na Sala de Sessões do TRESC a partir das 17h, sob direção do presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Torres Paladino, e terá transmissão pelo twitter.

Peixoto e Cherem II substituirão os magistrados Leopoldo Augusto Brüggemann e Cláudia Lambert de Faria, que saíram do TRESC antes do término de seus biênios por terem sido promovidos ao cargo de juiz de 2º grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal, o Tribunal Regional Eleitoral é composto por dois desembargadores do Tribunal de Justiça, dois juízes de Direito, um juiz do Tribunal Regional Federal e de dois advogados indicados pelo TJ e nomeados pelo presidente da República.

Currículo de Nelson Maia Peixoto

Nelson Maia Peixoto é natural de Nova Iguaçu (RJ) e se formou em Direito em 1981, pela Faculdade de Direito desse município, tendo realizado depois vários cursos de aperfeiçoamento na área jurídica. Em 1988, tomou posse na magistratura catarinense e atuou por dois anos como juiz substituto nas comarcas de Campo Erê, Anchieta, São Lourenço do Oeste, São Domingos, Xanxerê, Rio do Sul, Taió, Trombudo Central e Ibirama.

O magistrado desempenhou a função de juiz titular nas comarcas de Tangará, Itaiópolis, São Bento do Sul e Blumenau entre 1990 e 2003, quando foi promovido para a Entrância Especial na comarca da Capital, passando pela Vara de Precatórios e Precatórias, 1ª Vara Cível e 1ª Vara de Família. Atuou depois no Juizado Especial Cível Central e na Vara de Sucessões e Registros Públicos e está atualmente à frente do Juizado Especial Criminal.

Peixoto também foi juiz eleitoral de 1º grau em nove pleitos e, na condição de titular da 12ª Zona Eleitoral, presidiu as eleições municipais de 2008 em Florianópolis. Foi mentor da campanha "Mesário Voluntário" em SC, realizada pela 1ª vez em 2000 em São Bento do Sul, e recebeu nomeação do TRESC para presidir a comissão de Auditoria da Urna Eletrônica e da Votação Paralela no pleito de 2004.

Currículo de Gerson Cherem II

Gerson Cherem II é natural de Curitibanos e se formou em Direito em 1985, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também obteve especialização pela Escola Superior da Magistratura de SC e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Ingressou na magistratura catarinense em 1992, atuando como juiz substituto nas comarcas da Capital e de Joinville. Na condição de titular, desempenhou a função nas comarcas de Quilombo, Turvo, Caçador, Balneário Camboriú e da Capital, onde se encontra atualmente, na Vara de Sucessões e Registros Públicos, e também foi juiz eleitoral de 1º grau nesses municípios, com exceção de Quilombo.

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC