TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor destaca fiscalização dos mandatos pelo povo

30.05.2011 às 13:49

O programa Brasil Eleitor que foi ao ar neste domingo (29) deu destaque à participação do povo na fiscalização dos mandatos das autoridades eleitas democraticamente. Reportagem especial produzida em Pernambuco revelou como os cidadãos de lá fiscalizam os políticos, e quais são os meios disponíveis para acompanhar os mandatos. Produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o programa foi ao ar às 21h30, pela TV Justiça.

A participação popular na fiscalização do trabalho dos políticos é legítima e característica da democracia brasileira, que além de representativa, é participativa.

Ou seja, o eleitor tem o direito de escolher quem vai representá-lo, mas também tem o dever de cobrar uma atuação transparente e eficaz dos eleitos. Em uma crônica especial, o programa também mostrou como a política está inserida no dia a dia dos brasileiros, e quais são as vantagens de debater esse assunto.

Fundo Partidário

Outra reportagem desta edição explicou para onde vai o dinheiro oriundo do Fundo Partidário e de doações de empresas e pessoas físicas que não foi utilizado pelos candidatos, partidos e coligações nas campanhas eleitorais. São as chamadas sobras de campanha.

O programa também esclareceu quais são as principais propostas sobre a reforma política, em debate na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e que buscam melhorar a representatividade dos eleitos. Entre os temas estão o voto facultativo, o financiamento público de campanhas e a fidelidade partidária.

Pirenópolis

Cidade histórica do Estado de Goiás, a pacata Pirenópolis também foi tema do Brasil Eleitor deste domingo. Reportagem mostrou a expectativa dos eleitores do município com relação às eleições de 2012. E por falar em história, o programa também contou quem era o chamado "eleitor de paróquia" no processo eleitoral brasileiro. 

Fonte: TSE