TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Autoridades estrangeiras assistem a vídeo sobre eleições no Brasil

18.01.2011 às 12:42

Na tarde desta segunda-feira (17), os juristas participantes da II Conferência Mundial de Cortes Constitucionais assistiram ao vídeo  “Dia de Eleição”, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, participa do evento, representado a Justiça Eleitoral brasileira.

Delegações de cerca de noventa países participam da conferência que começou no fim-de-semana no Rio de Janeiro e ocorre até esta terça-feira (18).  O tema da conferência é a A separação dos Poderes e a independência das Cortes Constitucionais e órgãos equivalentes.

Vídeo

Com duração de aproximadamente 11 minutos e legendas em inglês, o vídeo apresenta os principais aspectos do sistema eletrônico de votação e do dia da eleição. Ao assistirem à produção, as autoridades estrangeiras tiveram conhecimento de que o processo eletrônico de votação brasileiro foi utilizado pela primeira vez nas eleições municipais de 1996 e, desde o pleito geral de 2002, todos os brasileiros votam por meio da urna eletrônica.

Também  foi explicado que um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral é identificar todos os eleitores por meio das digitais (identificação biométrica). Em 2010, eleitores de 60 cidades de 23 estados já foram identificados por esse sistema.

Os juristas do mundo inteiro ainda foram informados sobre  a preparação minuciosa das eleições 2010, quando mais de 135 milhões de brasileiros, inclusive os que se encontravam em outros 86 países, utilizaram 463.707 urnas eletrônicas para escolher seus representantes.

O vídeo mostrou, ainda, a preocupação da Justiça Eleitoral em ampliar a acessibilidade do voto aos eleitores com deficiência e uma das novidades do último pleito, que foi a possibilidade de se votar em trânsito.

Também foi divulgado o interesse de jornalistas do mundo inteiro e observadores internacionais em acompanhar a eleição brasileira. Devido à dimensão do processo eleitoral e a importância do Brasil no cenário internacional, 187 representantes de 45 países acompanharam o processo de votação e de totalização dos votos nas eleições 2010.

Fonte: TSE