TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Votação paralela terá urnas das 56ª e 101ª zonas eleitorais

02.10.2010 às 11:22

Juiz Guilherme Born durante sorteio - Foto: Rogério Nunes/AICSC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou na manhã deste sábado (2) o sorteio das duas urnas que serão utilizadas na votação paralela de domingo.

A urna do interior será a da seção 309 da 56ª Zona Eleitoral, localizada em Balneário Camboriú, na Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Pereira, Centro. Já a urna da Capital virá da seção 162 da 101ª Zona Eleitoral, que fica na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, no bairro Coqueiros.

Em ambas as seções, urnas de contingência substituirão as sorteadas, que serão levadas pela Polícia Federal (PF) para o local onde ocorrerá a votação paralela, no prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em Florianópolis, na Rua São Francisco, nº 234, Centro. As urnas sorteadas serão guardadas pela PF até às 7h30 de domingo, horário no qual a simulação começará, com previsão de término para as 17h.

Além do sorteio, cédulas fictícias de papel com candidatos das Eleições 2010 foram preenchidas na manhã deste sábado por alunos do Educandário Imaculada Conceição e do Colégio Antônio Peixoto, de Florianópolis, e depositadas em urnas de lona. Essas urnas de lona foram então lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela, onde permanecerão também sob guarda da PF até a manhã de domingo, para utilização na auditoria.

Como funciona a votação paralela?

A votação paralela, que deverá ser realizada por todos os TREs do Brasil no dia da eleição, é um sistema de auditoria criado para dar aos eleitores a segurança de que o seu voto, ao entrar na urna eletrônica, será contabilizado para o candidato que ele escolheu.

No interior do prédio do TCU serão montadas duas seções eleitorais, com suas mesas receptoras de votos, como se fossem uma seção normal. No entanto, os eleitores serão substituídos por pessoas da comissão da votação paralela e por uma equipe de apoio, formada por 17 servidores de carreira do TRESC.

Os procedimentos para habilitação das urnas eletrônicas serão idênticos aos da eleição comum: haverá a vistoria dos lacres, a emissão da zerésima e de um boletim para provar que nenhum voto ainda foi inserido na urna.

O procedimento de voto é um pouco diferente, porque, além das urnas, há na seção de votação paralela um computador que utiliza um sistema específico, o Sistema de Acompanhamento da Votação Paralela (SAVP). Nesse computador serão inseridos os votos das cédulas de papel preenchidas pelos alunos neste sábado.

Após serem computados no SAVP, os votos dos alunos serão incluídos nas urnas eletrônicas e a votação paralela terminará às 17h, simultaneamente com o encerramento da votação normal. Na sequência, um espelho dos votos inseridos no computador será retirado e o boletim da urna eletrônica, emitido. Os dados de ambos serão cruzados e, no fim, eles terão que ser iguais.

De acordo com o sorteio feito neste sábado, a urna da Capital terá índice de abstenção de 11% na votação paralela, enquanto a de Balneário Camboriú terá 9%.

Representantes de partidos e imprensa em geral, devidamente credenciados antecipadamente junto ao TRESC, podem acompanhar a simulação deste domingo.

Leia mais:

02/10/2010 - Tribunal realiza sorteio da votação paralela neste sábado (2)

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC