TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC oficializa o sistema de totalização para o 2º turno

30.10.2010 às 14:07

Reunião da Comissão de Apuração - Foto: Mouriell Lanza/AICSC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina oficializou no início da tarde de hoje (30) o sistema de totalização dos votos no Estado. "Este procedimento é um marco importante dentro do processo eleitoral, já que dá início ao sistema que vai processar os votos  das seções ", salientou o presidente da Comissão Apuradora das Eleições 2010 e vice-presidente do TRESC, desembargador Sergio Torres Paladino. 

Ele também destacou a importância do ato para comprovar a lisura e transparência do sistema. "Na presença de todos é gerada um relatório - zerésima- atestando que nenhum dado ainda foi inserido no banco de dados,  que a partir de amanhã receberá todas as informações das seções eleitorais para apurar o resultado do segundo turno", disse Paladino.

O procedimento consistiu no uso de uma senha oficial e da impressão de relatório que atesta a inicialização dos bancos de dados. Esse relatório registra que no sistema de totalização nenhuma informação foi ainda inserida no banco de dados, o qual somente será abastecido a partir de amanhã (3), com todos os dados relativos ao andamento das eleições 2010 no Estado. 

Conforme explica o secretário de Tecnologia do TRESC, Renato de Ávila Pacheco, "foi feita a oficialização da passagem dos sistemas de totalização do modo simulado, ou seja, com candidatos fictícios usados em testes do TRESC, para a base de dados com os candidatos oficiais". 

O evento realizou-se na Sala da Corregedoria Regional Eleitoral, às 12h30 deste sábado (30), contando com a presença da Comissão Apuradora das Eleições 2010, do vice-presidente do TRESC, desembargador Sergio Torres Paladino; dos juízes eleitorais Rafael de Assis Horn e Eliana Paggiarin Marinho; do diretor-geral, Samir Claudino Beber; secretários; coordenadores;  representantes da OAB; advogados e dois representantes da Associação Elections Expert, especializada em eleições internacionais, com sede em Paris (França), que acompanharão neste sábado (30) e domingo (31) todo o processo envolvendo o segundo turno do pleito em Santa Catarina.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC