TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Somente 67 urnas em SC apresentaram problemas no 2º turno

31.10.2010 às 19:19

O último relatório de ocorrências da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRESC divulgou os números finais da substituição de urnas em todo o estado, durante a votação do segundo turno. Foram substituídas 67 urnas, contra 110 do primeiro turno. Os maiores problemas apontados foram  travamentos (15) e erros na configuração de data/hora (10).

O número de substituições, que representa cerca de 0,5% do total, é considerado muito baixo, já que a Justiça Eleitoral trabalha com uma margem de substituição em torno de 1%. Só em Santa Catarina aproximadamente 14 mil urnas foram usadas para o segundo turno.

Enquanto no primeiro turno um total de 45 prisões foram efetuadas em todo o estado, não chegou ao conhecimento do Tribunal Regional Eleitoral a informação de nenhuma prisão durante a votação do segundo turno.

Apenas algumas ocorrências policiais, em número inferior a dez, envolvendo  problemas com mesários e propaganda elitoral de boca de urna foram registradas, mas que terminaram sem a necessidade de decretação de prisão. A Polícia Militar apenas efetuou detenções e em seguida as pessoas foram liberadas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Newton Trisotto, assegurou que "tivemos uma das eleições mais tranquilas dos últimos tempos, atestando mais uma vez a eficiência de todos os colaboradores da Justiça Eleitoral (servidores, juízes, promotores, mesários) que novamente prestaram um relevante serviço para a em prol da consolidação da democracia".

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC