TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRESC defende importância do voto em coletiva

01.10.2010 às 19:00

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Newton Trisotto, concedeu entrevista coletiva à imprensa na tarde desta sexta (1º) para comentar os últimos preparativos para o primeiro turno das Eleições 2010, que ocorrerá neste domingo (3), e assuntos relativos ao exercício do voto.

Trisotto ressaltou a importância do voto de cada eleitor para a democracia do país e declarou que os eleitores devem escolher os candidatos que estiverem de acordo com seus ideais. "O eleitor precisa ter a consciência da importância do seu voto", reforçou.

O assunto mais abordado na entrevista foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proclamada nesta quinta (30), que possibilitará aos eleitores votarem apenas com um documento oficial com foto, dispensando assim a apresentação do título eleitoral.

"Sempre dissemos ao presidente do TSE que a lei deveria ser interpretada de maneira razoável", destacou Trisotto, afirmando ainda que a necessidade de mostrar os dois documentos poderia provocar atritos em municípios do interior.

Na sequência, o presidente do TRESC foi questionado sobre os problemas provocados à população pela mudança dessa exigência a poucos dias do pleito e dos gastos da Justiça Eleitoral com a reimpressão de títulos. "Essa pergunta tem que ser primeiramente feita ao Congresso Nacional, que aprovou a Lei nº 12.034/2009 exigindo os dois documentos, e ao partido que apresentou a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra essa exigência ao STF", falou Trisotto. "A resposta do Judiciário a essa ação foi extraordinária", acrescentou.

O presidente defendeu a importância do título eleitoral, que ajuda o eleitor a saber onde vai votar. Os votantes que não tiverem título poderão consultar a sua seção em listas colocadas nas paredes externas das salas dos locais de votação.

Trisotto destacou ainda a qualificação dos servidores da Justiça Eleitoral catarinense e o treinamento dos mesários que participarão do pleito. Ao ser perguntado sobre o término da apuração dos votos, ele declarou que a preocupação do Tribunal não é com a rapidez do resultado, mas sim com a segurança dele. "Mas, se tudo correr bem, deve sair por volta das 21h", comentou.

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC