TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Observadores da França acompanham votação do 2º turno em SC

30.10.2010 às 11:07

Dois integrantes da Associação Elections Expert, especializada em eleições internacionais, com sede em Paris (França), acompanharão neste sábado (30) e domingo (31) todo o processo envolvendo o segundo turno do pleito em Santa Catarina.

Um deles é Theodore Adrien Ndione, senegalês que atualmente vive em Paris, formado pela CECE, entidade de ensino superior vinculada à Universidade de Paris (Assa Pantheon). Ndione prepara tese de mestrado sobre as eleições no Senegal e veio ao país para conhecer o sistema brasileiro. A outra observadora, formada pela mesma universidade, é a jornalista Marie Florence Bennes, que já atuou por 17 anos no jornal francês Le Monde.

A programação a ser cumprida pelos visitantes no sábado à tarde prevê exposições de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de SC sobre a Justiça Eleitoral, o sistema eleitoral brasileiro, o sistema eletrônico de votação e a votação paralela. Já no domingo, pela manhã, os observadores conferirão o início da votação na Capital e, em seguida, se encontrarão com os juízes da Corte catarinense.

Ainda pelo domingo de manhã, os observadores se deslocarão até São João Batista, na Grande Florianópolis, para conferir a votação por identificação biométrica dos eleitores. À tarde, eles visitarão uma seção eleitoral onde haverá voto em trânsito e a Central 0800-6480148, além de observar o encerramento da votação.

Na seqüência, acompanharão a chegada e a transmissão dos primeiros boletins de urna, na Central de Totalização. A partir das 18h30, os observadores visitarão a Central de Divulgação, no 9º andar do edifício-sede do TRESC, onde estarão à disposição da imprensa para entrevistas.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC