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Central do TSE teve procura recorde no mês anterior ao 1º turno

14.10.2010 às 14:53

Criada para solucionar dúvidas da sociedade sobre o processo eleitoral, a Central do Eleitor registrou uma procura recorde nos trinta dias que antecederam o primeiro turno das Eleições 2010. De acordo com dados estatísticos, foram 4.206 solicitações no último mês com uma média diária de 140 atendimentos. Os dados também mostram que o formulário do sistema eletrônico - disponível no site do TSE - continua sendo o meio mais utilizado para o acesso à Central do Eleitor.

Do total de atendimentos, 4.152 solicitações foram encaminhadas pela internet, o que representa 98,72%. Outras 35 pessoas procuraram a Central do Eleitor por meio de cartas; 11 vieram pessoalmente; 4 enviaram e-mails; e 4 telefonaram.

Desde que começou a funcionar, em julho deste ano, a Central do Eleitor registrou um aumento crescente na demanda. Naquele mês, 677 pessoas procuraram a ajuda da Central e, em agosto, esse número subiu para 2.703. O total de atendimentos até o dia 30 de setembro foi de 7.586.

Somente no dia da eleição (3 de outubro) chegaram 415 solicitações por e-mail; 26 por telefone; 7 por cartas; e 1 pessoalmente.

Perfil

Quando se trata do perfil do público atendido pela central, verifica-se que a maioria informou ser administrador (655), seguidos por empregados de empresa privada (606), estudantes (584) e servidores públicos (448). Esse público está concentrado principalmente nos estados de São Paulo; Rio de Janeiro; Distrito Federal; Minas Gerais e Bahia.

Os principais assuntos tratados nas solicitações foram questões referentes ao título eleitoral; segunda via do título; justificativa eleitoral; local de votação; obrigatoriedade do voto; certidão de quitação eleitoral; e propaganda eleitoral.

Canal de comunicação

A evolução das demandas mostra que a Central do Eleitor, cada vez mais, se consolida como um importante canal de comunicação entre a sociedade brasileira e a Justiça Eleitoral.

Com o trabalho desenvolvido pela equipe, os eleitores ganharam mais um meio para buscar informações, manifestar opiniões sobre os serviços prestados e apresentar suas contribuições, mediante o envio de elogios, críticas, e reclamações.

A Central do Eleitor atende por meio de formulário acessível no site do TSE.

Fonte: TSE