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Central de Atendimento ao Eleitor volta a operar e recebe 100 ligações

22.10.2010 às 20:12

A Central de Atendimento ao Eleitor voltou a funcionar nesta sexta (22) e recebeu cerca de 100 ligações. Assim como já tinha feito no 1º turno das Eleições 2010, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina disponibilizou o serviço no 2º turno através do telefone 0800-6480148 para esclarecer as dúvidas dos eleitores, com atendimento gratuito para todo o estado. As informações que os eleitores normalmente buscam também podem ser encontradas no site do TRESC. No 1º turno, foram atendidas 7.106 chamadas entre 24 de setembro e 3 de outubro.

O usuário do 0800-6480148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas, como: de que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos. 

Além disso, é importante que as ligações sejam feitas com antecedência, tendo em vista que alguns eleitores tiveram dificuldade no atendimento no dia do 1º turno em virtude do grande número de chamadas, que fizeram com que a linha estivesse frequentemente ocupada. 

Ao ligar para a central, o eleitor será atendido por uma unidade de resposta audível (URA), que irá direcioná-lo para a opção correspondente à sua dúvida. Enquanto aguarda para falar com uma das atendentes, ele já receberá informações sobre o pleito, especialmente quanto às novidades, como orientações para quem solicitou, entre 15 de julho e 15 de agosto, habilitação para poder votar em trânsito no 2º turno em uma capital por estar afastado de seu domicílio eleitoral. 

Serviço

Horário de funcionamento da central para o 2º turno:

- 22 a 24/10 - das 8h às 20h;
- 25 a 30/10 - das 8h às 22h;
- 31/10 (dia da eleição) - das 7h às 17h.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC