TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Central de Atendimento ao Eleitor tira dúvidas a partir de sexta (22)

19.10.2010 às 17:16

A Central de Atendimento ao Eleitor, que atende por meio do telefone 0800-6480148, voltará a funcionar nesta sexta-feira (22) para tirar as dúvidas dos eleitores concernentes ao 2º turno das Eleições 2010. O serviço permanece gratuito para todo o estado. No 1º turno, foram atendidas 7.106 chamadas entre 24 de setembro e 3 de outubro.

O eleitor deve estar atento porque muitas das dúvidas mais comuns questionadas para a central, como a verificação do seu local de votação, o número do seu título eleitoral e como fazer a justificativa eleitoral, podem ser esclarecidas diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Além disso, é importante que as ligações sejam feitas com antecedência, tendo em vista que alguns eleitores tiveram dificuldade no atendimento no dia do 1º turno em virtude do grande número de chamadas, que fizeram com que a linha estivesse frequentemente ocupada.

Ao ligar para a central, o eleitor será atendido por uma unidade de resposta audível (URA), que irá direcioná-lo para a opção correspondente à sua dúvida. Enquanto aguarda para falar com uma das atendentes, ele já receberá informações sobre o pleito, especialmente quanto às novidades, como orientações para quem solicitou, entre 15 de julho e 15 de agosto, habilitação para poder votar em trânsito no 2º turno em uma capital por estar afastado de seu domicílio eleitoral.

O usuário do 0800-6480148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas, como:

- de que forma retirar os formulários de justificativa;
- em que situações se deve pagar multa;
- como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição;
- os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos;
- para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo.

O serviço de atendimento também responde os questionamentos acerca de propaganda eleitoral, esclarecendo o que é permitido e o que é proibido.

Serviço

Horário de funcionamento da central para o 2º turno:

- 22 a 24/10 - das 8h às 20h;
- 25 a 30/10 - das 8h às 22h;
- 31/10 (dia da eleição) - das 7h às 17h.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC