TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Tribunal faz parceria com PF para segurança das eleições

31.08.2010 às 18:46

A segurança das Eleições 2010 está recebendo atenção especial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Para que o próximo pleito possa transcorrer de modo normal e tranquilo, o presidente do TRESC, desembargador Newton Trisotto, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Sérgio Torres Paladino, vêm se reunindo com representantes das polícias federal, militar e civil a fim de alinhar ações para o período eleitoral.

Nesta segunda (30), o presidente do Tribunal fez um balanço positivo do encontro mantido com a Polícia Federal na quinta passada. "Acertamos uma importante parceria e, pela credibilidade que a Polícia Federal ostenta, tenha a certeza de que será um fator inibidor para todos que pretendem burlar a lei", garantiu Trisotto.

Já o desembargador Paladino destacou que, "na condição de corregedor eleitoral, só tenho que externar minha grande satisfação com o apoio da Polícia Federal, o que nos leva mais uma vez a certeza de termos eleições limpas e sadias, diminuindo ao máximo a ocorrência de irregularidades no processo eleitoral".

O encontro da última quinta ocorreu na sede do TRESC com a participação do presidente e vice-presidente do Tribunal e do superintendente da PF em Santa Catarina, delegado Ademar Stocker, que estave acompanhado dos delegados Roberto Cardoso, Ricardo Dottori e Mauro Vinícius, respectivamente titulares das Delegacias Institucional, de Combate ao Crime Organizado e da Delegacia Regional Executiva.

Na ocasião, foi feita uma exposição sobre a estrutura e a presença da Polícia Federal na Capital e em cinco delegacias regionais: Itajaí, Joinville, Lages, Criciúma, Dionísio Cerqueira e Chapecó. "Pretendemos traçar atuações em conjunto com a Justiça Eleitoral, o Ministério Público e os demais órgãos de segurança do estado a fim de garantir eleições transparentes e eficazes", garantiu Stocker.

Uma das diretrizes estabelecidas pela PF para as próximas eleições é intensificar a atuação preventiva. "Em nível nacional, estamos estabelecendo uma maneira diferenciada de atuação, ao contrário de outras eleições. Desta vez, vamos priorizar mais a parte preventiva", observou o superintendente.

Segundo Stocker, uma das novidades a serviço da Polícia Federal é a aquisição de um novo equipamento técnico, um binóculo de longo alcance, que terá um importante papel para a identificação de pessoas que estejam cometendo eventuais delitos. "De uma distância superior a 3 km poderemos facilmente detectar a ação de infratores e registrar delitos que estejam sendo cometidos", afirmou, acrescentando alguns desses equipamentos estarão disponíveis para a fiscalização do processo eleitoral.

"Teremos ainda melhores condições para identificar delitos eleitorais e fazer uma prova antecipada para a pronta remessa do material ao Ministério Público Eleitoral e à Justiça Eleitoral para a devida instrução e processamento", acrescentou o superintendente.

Além da reunião com a PF, o presidente e o vice-presidente do TRESC participarão de encontros nos próximos dias com representantes das polícias civil e militar a fim de coordenar as ações relativas à segurança para o período eleitoral.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC