TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral promove campanha de esclarecimento ao eleitor

02.08.2010 às 15:08

Cena de vídeo sobre pesquisa do passado de candidatos

A campanha de esclarecimento e conscientização do eleitor já está no ar em todas as emissoras de rádio e televisão desde sábado (31). A promoção é da Justiça Eleitoral e pretende atingir todos os eleitores brasileiros destacando o tema "Você pode escolher o seu destino".

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, a campanha busca informar e conscientizar o eleitor a cerca do seu voto e mostrar a importância de sua participação no processo eleitoral. "Nós entendemos ser necessário que a cidadania saiba que, nesse momento das eleições, ela exerce a soberania plena e em caráter exclusivo", adiantou o presidente do TSE.

Um dos pontos mais importantes que a campanha divulga diz respeito à obrigatoriedade de o eleitor se apresentar no local da votação munido de dois documentos: título de eleitor e documento de identidade oficial com foto. "Essa é uma nova obrigação que foi inserida na lei eleitoral (Lei nº 12.034/2009), aprovada em dezembro do ano passado, exatamente para evitar uma eventual burla ou equívoco na identificação do eleitor", lembrou o ministro.

Lewandowski fez um alerta ao eleitor que não tiver o título ou a carteira de identidade: "ele deverá providenciar para obter esse documento o mais rapidamente possível, sendo que a reimpressão do título de eleitor poderá ser pedida nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro".

Campanha

A campanha trata de temas específicos como proibição da compra de votos e a importância de se pesquisar o passado do candidato para fazer boas escolhas, além de peças didáticas para informar o eleitor sobre a data e a hora do pleito, documentação necessária, segurança do sistema eletrônico de votação e ordem de votação.

A ênfase maior será dada para a grande novidade das eleições deste ano: a exigência de apresentação do título de leitor e um documento de identificação oficial com foto para votar. O voto em trânsito também receberá atenção, pois a inovação confere oportunidade de voto ao eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral em 3 e 31 de outubro (primeiro e segundo turnos), desde que procure antecipadamente um cartório eleitoral até 15 de agosto e faça a sua inscrição.

No total, fazem parte da campanha 26 filmes, divididos em quatro fases. A mesma estrutura está prevista para o rádio, na primeira fase, que contém 9 peças para TV. Além de dar ênfase à exigência da apresentação de dois documentos e ao voto em trânsito, a campanha orienta sobre a compra de votos e a importância de se pesquisar o passado do candidato.

As emissoras de rádio e televisão, os representantes de cartórios eleitorais  e demais interessados de Santa Catarina em ter acesso e divulgar a campanha das Eleições 2010 poderão acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral no link www.eleicoes2010.jus.br e baixar, caso seja de interesse, os vts e spots.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC, com informações do TSE