TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral faz votações simuladas para testar sistemas

21.08.2010 às 18:45

Eleitores aptos a votar nas seções eleitorais de números 53, 54, 82, 96 e 107, todas localizadas na Escola Reunida Catarina Deschamps Steffen, em São João Batista, foram convidados neste sábado (21) para a realização de eleição simulada, atendendo solicitação da Justiça Eleitoral. Um total de 1.516 eleitores estavam inscritos nas cinco seções eleitorais. No mesmo local ainda funcionou uma urna destinada exclusivamente para justificativa eleitoral.

Apesar de se tratar de uma eleição não-oficial, a simulação seguiu idênticos procedimentos aos de uma eleição normal. O objetivo perseguido pela Justiça Eleitoral ao promover o  teste simulado foi treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema. Uma das grandes vantagens da identificação biométrica na hora da votação é evitar que um eleitor vote no lugar de outro, assegurando ainda mais segurança e confiabilidade às eleições.

São João Batista foi um dos três municípios pioneiros no uso de urnas biométricas no pleito de 2008, ao lado de Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS), e continuará sendo o único de Santa Catarina nas Eleições 2010.

Todos os cartórios eleitorais de Santa Catarina promoveram votações simuladas pela primeira vez neste sábado (21) para testar todos os sistemas e programas que serão utilizados nas eleições de outubro. Os testes foram realizados pelos próprios servidores da Justiça Eleitoral em todo o estado. Essa iniciativa de realizar a simulação em todas as  zonas eleitorais foi implantada devido à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em pleitos anteriores, a votação simulada era feita de forma centralizada pelos tribunais regionais eleitorais de todo o país.

Segundo o Coordenador de Eleições do TRESC, Paulo Dionísio Fernandes, os trabalhos transcorreram de forma normal e os testes foram importantes para avaliar a eficácia do sistema e a resolução de eventuais problemas apresentados.

"Durante o treinamento que a Justiça Eleitoral catarinense irá realizar com o pessoal especializado para atuar nas eleições, marcado para a próxima semana, vamos fazer um balanço de todos os procedimentos realizados e dar um passo importante para deixar tudo pronto e bem encaminhado para as eleições de outubro", observou Fernandes.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC