TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC já recebeu 17 pedidos de registro de pesquisas eleitorais

11.07.2010 às 15:48

Imagem: TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina já recebeu neste ano, até o início da tarde desta sexta-feira (9), 17 pedidos de registro de pesquisa sobre as Eleições 2010. As pesquisas são de âmbito estadual e regional e visam a apurar a intenção de voto dos eleitores de Santa Catarina para os cargos de presidente, senador, governador e deputado estadual.

Os quatro últimos pedidos de registro foram protocolados na sexta-feira (9) pela empresa Cooperfil Produtos e Serviços de Comunicação Ltda. Entre os dias 9 e 16 de julho, a empresa  pretende realizar pesquisas para os cargos de presidente, governador e senador nos municípios de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Criciúma.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi registrada pesquisa do Instituto de Pesquisa Catarinense por solicitação da Rádio Difusora de Içara. O período de realização começou na sexta e termina nesta segunda (12).

Resolução

De acordo com a resolução do TSE sobre pesquisas eleitorais (nº 23.190/2009), desde 1º de janeiro deste ano todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação.

Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Entre outras informações, as entidades e empresas que realizarem as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC