TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cláudia Lambert de Faria é empossada como juíza do TRESC

10.02.2010 às 19:34

Juíza Cláudia Lambert de Faria

A juíza de Direito Cláudia Lambert de Faria tomou posse no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em solenidade realizada nesta quarta (10). A cerimônia iniciou às 17h45 na sala de sessões do tribunal e foi dirigida pelo presidente do TRESC, desembargador Cláudio Barreto Dutra.

Cláudia Lambert de Faria assume a função de juíza efetiva pelo primeiro biênio, que se encerrará em 9 de fevereiro de 2012. Ela já exerceu o cargo de juíza substituta do TRESC no biênio compreendido entre 22 de maio de 2007 e 20 de maio de 2009.

A mesa da solenidade foi composta pelos juízes do Pleno; pelo representante do governo de Santa Catarina,  Luiz Carlos Eli Filho; e pela representante da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputada estadual Ada Faraco de Luca. Os trabalhos foram secretariados pelo diretor-geral substituto do tribunal, Eduardo Cardoso.

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: o representante da Prefeitura de Florianópolis, Adriano Zanotto; o representante da Presidência da Câmara Municipal de Florianópolis, Alceu de Oliveira Pinto Júnior; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina, Waltoir Menegotto; o representante da Procuradoria Geral de Justiça de Santa Catarina, Vânio Martins de Faria; e o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, o juiz Paulo Ricardo Bruschi.

Ao saudar a juíza empossada, em nome do Pleno, o juiz Oscar Juvêncio Borges Neto, desejou-lhe sucesso . "A juíza com certeza muito contribuirá para o engrandecimento desta casa", declarou. Na sequência, o Procurador Regional Eleitoral substituto, André Stefani Bertuol, prestou homenagens em nome do Ministério Público Eleitoral e Federal, além de colocar a instituição que representa à disposição da juíza.

Em seu discurso, Cláudia Lambert de Faria disse que está feliz, confiante e pronta para oferecer todo o esforço e empenho à Justiça Eleitoral, "de modo a propiciar a todos os eleitores o exercício pleno do direito constitucional de escolher seus representantes através do voto".

"Já atuei como juíza eleitoral nas comarcas de Quilombo, Campos Novos e Joaçaba. Através desta valiosa experiência, percebi que a tranquilidade dos pleitos eleitorais está diretamente relacionada com a firmeza e a seriedade dos magistrados que deles participam", acrescentou Faria, que finalizou o discurso prestando elogios aos juízes do Pleno e agradecimentos a funcionários do tribunal, assessores, desembargadores do Tribunal de Justiça, amigos, colegas e familiares.

De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal, o Tribunal Regional Eleitoral é composto por dois desembargadores do Tribunal de Justiça, dois juízes de Direito, um juiz do Tribunal Regional Federal e dois advogados indicados pelo TJ e nomeados pelo presidente da República.

Currículo da nova juíza efetiva do TRESC

Cláudia Lambert de Faria é natural de Florianópolis.  Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1987 e cursou a Escola da Magistratura, na capital do estado, no ano seguinte. Ingressou na magistratura catarinense em 1991, assumindo o exercício de juíza substituta na comarca de Lages – também atuou neste cargo nas comarcas de Chapecó, Mondaí, São Carlos e Palmitos.

Em 1993 foi promovida, por merecimento, ao cargo de juíza de Direito da comarca de Quilombo. Nos dois anos seguintes, foi promovida para a comarca de São Lourenço do Oeste e para a 1ª Vara da comarca de Campos Novos.

Em 1996, foi promovida, por antiguidade, ao cargo de 2º juiz especial, na comarca de Lages, na qual atuou nas 1ª e 4ª Varas Cíveis e na Vara da Família, Órfãos, Sucessões e Juventude. Em 2000, foi designada para a Vara do Juizado Especial Cível da comarca de Blumenau, tendo também atuado no Juizado da Infância e Juventude.

Assumiu o cargo de 4º juiz especial da comarca da Capital, junto à 1ª Vara Cível, em 2002 e atualmente é juíza de Direito titular da 1ª Vara da Família da Capital. Em 2009, também exerceu a direção do Foro Des. Eduardo Luz. (RB/EW)

Por Assessoria de Imprensa do TRESC