TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Santa Catarina tem dois novos prefeitos

06.12.2009 às 18:59

Os eleitores de Cunha Porã, localizado no oeste de SC, elegeram Luzia Vacarin ("Luzia do Banana" – PSDB), a nova prefeita do município. Luzia concorreu pela Coligação Cunha Porã Para Todos (PSDB/DEM/PP) e recebeu 4.079 votos válidos (58,25%), contra 2.923 recebidos pelo candidato Paulo Oscar Christ (PMDB). Em Timbé do Sul, na região sul catarinense, a disputa foi bastante acirrada, pois Eclair Alves Coelho (PMDB) foi eleito prefeito por uma diferença de apenas 7 votos,  recebendo 1.948 votos, (50,09%) contra 1.941 (49,91%) da candidata Maria de Fátima Lodeti Alexandre ("Tati" – PSDB), que concorreu pela Coligação Todos Unidos Por Timbé do Sul (PSDB, PP, DEM e PSC).

O índice de abstenção em Cunha Porã foi de 9,84%. Nesse município estão registrados 8.067 eleitores. Foram 1,15% de votos em branco e 2,57% de votos nulos. Já em Timbé do Sul eram 4.199 eleitores aptos a votar, dos quais 166 não compareceram às urnas. O município teve ainda 35 votos em branco e 109 nulos.

 As eleições suplementares aconteceram hoje (6/12) em virtude de a Justiça Eleitoral ter cassado os diplomas dos mandatários eleitos no ano passado, com mais de 50% do total de votos em decorrência de diversas irregularidades, dentre as quais abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Também estava marcada eleição em um terceiro município – Maracajá, entretanto, uma liminar concedida pela ministra do TSE, Cármen Lúcia, suspendeu o pleito nessa cidade.

 Conforme informações dos cartórios eleitorais de Cunha Porã (83ª Zona) e de Turvo (42ª Zona), responsável pelo processo em Timbé do Sul, as eleições ocorreram tranquilamente. Em ambas as cidades não houve substituição de urnas ou qualquer evento que pudesse prejudicar as votações. Tampouco aconteceu qualquer ocorrência ou agitação social durante todo o dia

De acordo com a Coordenadoria de Eleições do TRESC, Cunha Porã contou com um total de 40 urnas, das quais 30 foram usadas nas seções eleitorais, e Timbé do Sul, com 16 urnas, sendo 10 de seções efetivas. Nenhuma urna precisou ser substituída nas duas cidades envolvidas. (RQ)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC