TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleições em Cunha Porã e Timbé do Sul iniciam com tranquilidade

06.12.2009 às 08:52

Fórum de Cunha Porã, sede do Cartório Eleitoral da 83ª.

Iniciadas às 8 horas desta manhã de domingo (6/12) as eleições suplementares nos municípios catarinenses de Cunha Porã, no oeste do estado, e Timbé do Sul, na região sul catarinense, transcorrem com tranquilidade, conforme informações dos cartórios eleitorais de Cunha Porã (83ª Zona)  e de Turvo (42ª Zona), esta última responsável pelo processo em Timbé do Sul. Os 8.067 eleitores aptos a votar em Cunha Porã, e os 4.199 de Timbé do Sul, escolhem novamente seus prefeitos e vice-prefeitos no dia de hoje devido à cassação dos mandatos dos eleitos em 5 de outubro do ano passado. Também estava marcada eleição em Maracajá, mas devido a uma liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia, do TSE, o pleito foi suspenso nessa cidade.

De acordo com a Coordenadoria de Eleições do TRESC, Cunha Porã conta com um total de 40 urnas, das quais 30 serão usadas nas sessões eleitorais, e Timbé do Sul, 16 urnas, sendo 10 de sessões efetivas. Na primeira meia hora da eleição nenhuma urna precisou ser substituída nas duas cidades envolvidas. Em Timbé do Sul houve apenas um pequeno problema de energia com uma das sessões das três escolas em que ocorre a votação, mas o problema foi logo resolvido e não foi preciso substituir a urna.

A eleição fora de época acontece em virtude de a Justiça Eleitoral ter cassado os diplomas dos mandatários eleitos no ano passado, com mais de 50% do total de votos em decorrência de diversas irregularidades, dentre as quais abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Em Cunha Porã, concorrem para prefeito Paulo Oscar Christ, pelo PMDB, e Luzia Iliane Vacarin, pela Coligação Cunha Porã Para Todos (PSDB/DEM/PP). Já em Timbé do Sul, disputam a prefeitura Maria de Fátima Lodeti Alexandre, da Coligação Todos Unidos Por Timbé do Sul (PSDB, PP, DEM e PSC), e Eclair Alves Coelho, do PMDB, que concorre sem coligação. (EB)

Assessoria de Imprensa do TRESC.