TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Recadastramento biométrico prossegue em alguns municípios brasileiros

13.11.2009 às 14:42

O TSE divulgou relação com mais 8 municípios a serem submetidos à segunda etapa da revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos, que se juntarão às 43 cidades de 17 estados que já realizam este procedimento no país. A lista dos municípios que passarão pelo recadastramento poderá ser consultada diretamente no site do TSE.

Atualmente nenhum município catarinense está realizando o recadastramento biométrico, mas os eleitores dos municícipios dos estados indicados na lista do TSE que não se encontram em seu domicílio eleitoral deverão comparecer ao cartório da sua Zona Eleitoral, para revisar o título de eleitor. Por esta razão o TSE tem veiculado campanha nacional, por rádio e televisão, com o objetivo de conscientizar a todos os eleitores brasileiros.

Ainda que não haja previsão de recadastramento no ano de 2009 em Santa Catarina, os eleitores devem ficar atentos devido à importância de participar em uma futura revisão do eleitorado em seu município. Isso porque o cadastramento biométrico com identificação pelas impressões digitais e foto ocorre em conjunto com esta revisão, sendo obrigatório o comparecimento do eleitor à Zona Eleitoral do seu município, sob pena do cancelamento do título e o não fornecimento da certidão de quitação eleitoral.

O sistema de identificação por meio das impressões digitais foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008, como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). A meta do TSE é de implantar o sistema em todo território nacional em até oito anos.

Assessoria de Imprensa do TRESC.