TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE treina partidos em novos sistemas de filiação e cadastro

28.08.2009 às 16:42

Imagem meramente ilustrativa.

Na próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realiza junto aos partidos políticos estaduais treinamentos para utilização dos novos sistemas de informação de filiados, chamado FiliaWeb, e de dados cadastrais partidários - SGIP (Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias). Os encontros ocorrem a partir da próxima segunda-feira (31/08) até quinta-feira (03/09). O treinamento será desenvolvido devido às inovações ofertadas pelos dois sistemas. A principal delas é que tudo será feito pela internet, o que tornará mais fácil e rápido não só a inclusão dos dados pelos diretórios e comissões provisórias, como também o acesso às certidões de cadastro partidário para as greis, e de filiação e não filiação partidária para os eleitores.

Outra importante inovação é que, para informar alterações em sua lista de filiados, os diretórios municipais não precisarão mais gravar em disquete ou CD as listas e entregá-las ao Cartório Eleitoral. Bastará acessar o sistema FiliaWeb e inserir os dados dos filiados, que ficarão disponíveis para consulta e expedição de certidões. O FiliaWeb foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral e deve entrar em operação já em outubro de 2009, porém seu uso será facultado aos diretórios, os quais poderão ainda por algum tempo continuar operando no sistema antigo, ou seja, entregando as listas nos cartórios nos meses de abril e outubro.

Com relação ao SGIP - Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, a Resolução TSE n. 23.093/2009 estabelece que deverá começar a operar em 3 de outubro deste ano. O TSE desenvolveu este sistema com base no que anteriormente foi produzido no TRE-SC, e que vinha sendo utilizado em Santa Catarina desde 2001. Conforme a chefe da Seção de Partidos Políticos do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisboa, "o novo sistema possui mais funcionalidades que o seu predecessor, principalmente por ser via web e possibilitar a emissão de certidões cadastrais pela internet".

A agenda de treinamentos é a seguinte: em 31/8, encontro com PSC, PSDC, PRP, PTC, PHS; dia 1º/9, com DEM, PPS, PSDB, PMDB, PRTB, PTdoB; 2/9, com PP/PMN/PT/PR/PCdoB, PRB; e em 3/9, treinam PSB, PTB, PDT, PSOL, PSTU, PTN. Os treinamentos ocorrem na sede do Tribunal, a partir das 14 horas. (EB/RQ)


Serviço:

O que: Treinamento do TRE aos partidos políticos para utilização dos novos sistemas de filiação partidária e dados cadastrais das siglas.

Onde: Sede do TRE-SC, 4º andar

Quando: de 31/08 a 03/09/2009, a partir das 14 horas.