TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Inicia treinamento de partidos ao cadastro e filiação via web

31.08.2009 às 19:13

Patrícia Sardá expõe as inovações no SGIP.

Iniciou hoje (31) o treinamento de representantes de partidos políticos de Santa Catarina nos novos sistemas de filiação partidária (FiliaWeb) e de cadastro de dados partidários (Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias – SGIP), realizado pelo TRE. Entre as principais dúvidas dos dirigentes partidários está a questão da comprovação legal da entrega “somente virtual” dos dados cadastrais dos partidos, legalização que atualmente é feita por meio de ofício encaminhado ao juízo eleitoral.

De acordo com a chefe da Seção de Partidos Políticos do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisboa, a Resolução TSE 23.093/2009 é clara ao estabelecer que “os juízes eleitorais já são considerados comunicados a partir da inserção e envio de alterações cadastrais pelos partidos”. SGIP agiliza não só a inclusão dos dados pelos órgãos diretivos, tornando mais fácil e rápido a emissão das certidões de cadastro partidário para as greis, como também retira dos partidos os custos com a entrega material das alterações aos cartórios.

Na tarde de hoje foram treinados PSC, PSDC, PRP, PTC, PHS. Amanhã (1º) é a vez de DEM, PPS, PSDB, PMDB, PRTB, PTdoB. O treinamento vai até a próxima quinta-feira, dia 3 de setembro. (EB/RSS)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC.