TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juízes pedem ao TRE-SC criação de nova zona eleitoral em Joinville

17.06.2009 às 16:29

Vista da entrada de Joinville (SC).

Os juízes eleitorais de Joinville encaminharam ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina proposta para a criação de uma nova Zona Eleitoral na comarca de Joinville. O município possui quatro zonas eleitorais (19ª, 76ª, 95ª e 96ª), as quais contemplam os eleitores de Joinville, Garuva e Itapoá.

Na proposta à Presidência do Tribunal, o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Renato Roberge, destacou que Joinville é o município de maior população em Santa Catarina e que, além disso, é a circunscrição que agrega maior contingente de eleitores no estado. Disse também que os requisitos de ordem formal para a instalação de nova zona eleitoral encontram-se preenchidos. “Este juízo pugna pela instalação de uma nova Zona Eleitoral, primando, assim, pela célere prestação jurisdicional e, sobretudo, efetiva prestação dos direitos inerentes à cidadania", enfatizou o juiz Roberge.

Caso a proposta seja aprovada, a nova zona eleitoral abrangerá os municípios de Garuva e Itapoá, e em Joinville os bairros Jardim Sofia, Vila Cubatão, Jardim Paraíso, Zona Industrial Norte, Pirabeiraba, Rio Bonito, Dona Francisca e Quiriri.

O chefe de cartório da 19ª Zona, Daniel Behar Ribeiro, informou que a maior cidade catarinense conta atualmente com 342.270 eleitores aptos. Já Garuva possui 9419 eleitores e Itapoá 9590 eleitores. Ao todo, são 361.279 eleitores inscritos na zonas eleitorais de Joinville.

Após ser apreciada pelo TRE-SC, a proposta deverá ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral. (EB)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC