TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Convenções da eleição em Passo de Torres ocorrem neste fim de semana

25.06.2009 às 17:55

Convenções - Imagem meramente ilustrativa.

Acontecem neste fim de semana (28 e 29/06/2009) as convenções partidárias que definirão as coligações e os candidatos que concorrerão à prefeitura de Passo de Torres, na nova eleição marcada pelo TRE-SC para o dia 26 de julho. Conforme o calendário eleitoral da nova eleição, estabelecido na Resolução TRE-SC 7.751/2009, já a partir de segunda-feira (29) os registros das chapas devem ser feitos.

A realização da nova eleição majoritária (prefeito e vice) em Passo de Torres, localizado na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, deve-se à cassação do prefeito eleito em 2008, Newton Bitencourt da Silva (PMDB), ocorrida em 30/03/2008, durante a sessão plenária do Tribunal. Na ocasião, à unanimidade, os juízes cassaram o prefeito por doação de aterros a eleitores no período eleitoral, e também o multaram em R$ 10.000,00 pela ocorrência dessa conduta vedada, além de decretarem sua inelegibilidade. Newton Bitencourt da Silva foi eleito com 50,61% dos votos válidos, o que força a realização de nova eleição, mas se o percentual fosse inferior seria empossado o segundo colocado na disputa de outubro de 2008, que concorreu pela Coligação Um Novo Tempo (PP/PSDB/DEM).

Desde a semana passada, Passo de Torres está sendo administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores, que deverá ficar no cargo até a posse do novo prefeito eleito. O prefeito cassado ingressou no TSE com agravo regimental, na qual pede a reforma da sentença que o retirou do cargo. Porém como os recursos e agravos regimentais não possuem efeito suspensivo e, até o presente momento, não houve concessão de nenhuma medida liminar, a nova eleição está mantida e as convenções devem ocorrer nestes sábado e domingo. (EB/ECW)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC