TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Evanisio Uliano vence eleição suplementar e se elege prefeito de Braço do Norte

01.03.2009 às 19:01

 O município de Braço do Norte, localizado na região sul do estado, a 173 km de Florianópolis, possui 24.802 habitantes, dos quais 18.143 voltaram às urnas neste 1º de março e escolheram Evanisio Uliano (PP), como prefeito e Valberto Wiggers Michels (PT), como vice-prefeito, pela coligação "Braço do Norte em Boas Mãos" (PP/PT/PR). Uliano foi eleito com 9.178 votos, ou 51,71% do total válido, contra 8.572 recebidos por com Zalene Niehues Matos (PMDB), da coligação "Com a Força do Povo" (PMDB/DEM/PTB/PDT/PRB/PPS/PSB). O novo pleito foi necessário porque mais de 50% dos votos da eleição de 5 de outubro último foram conquistados por candidato inelegível.
 
A totalização do pleito deste domingo iniciou às 17 horas e 40 minutos, com a chegada dos primeiros disquetes, e encerrou-se às 18 horas e 41 minutos, no Cartório Eleitoral da 44ª Zona, centro de Braço do Norte. Dos 20.175 eleitores aptos a votar, 18.143 compareceram e 10,18% se abstiveram. Houve também 189 votos em branco e 204 nulos.
 
O juiz eleitoral titular da 44ªZona, Gustavo Santos Mottola, afirmou que, embora a disputa pelos votos tenha sido acirrada, a eleição transcorreu com tranquilidade, sem nenhuma ocorrência de maior gravidade. "O empenho da Polícia Militar em manter a ordem, e também dos candidatos em facilitar com que a votação fosse equilibrada, fez com que a eleição transcorresse com normalidade", disse o juiz.
 
O chefe do cartório eleitoral de Braço do Norte, Adriano Machado Luciano, esclareceu que das 63 urnas utilizadas na eleição, apenas uma apresentou problemas durante a votação, tendo travado em torno das 15 horas e precisou ser substituída, na seção 8. Adriano Luciano informou ainda que as contas das chapas que concorrem nesta eleição devem ser julgadas e Uliano ser diplomado como prefeito até, no máximo, dia 16 próximo, já que a posse está marcada para esse dia.
 
Desde o dia 1º de janeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte está a frente da Prefeitura, até que o novo eleito seja empossado. (EB/RQ)

 AICSC - Assessoria de Imprensa do TRESC