TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Corte Eleitoral catarinense ratifica nome do desembargador Cláudio Barreto Dutra como presidente

04.03.2009 às 19:06

O desembargador Dutra foi eleito presidente hoje.

Na sessão de hoje (4), os juízes do Pleno elegeram para comandar a Corte Eleitoral catarinense o desembargador Cláudio Barreto Dutra, que desde o dia 02 de fevereiro de 2009 exerce a função de presidente em decorrência da renúncia do desembargador João Eduardo Souza Varella. Na mesma sessão, foi também eleito o desembargador Newton Trisotto como vice-presidente, o qual acumulará a função de corregedor regional eleitoral de Santa Catarina. Os magistrados eleitos hoje tomarão posse no próximo dia 25.

O desembargador Dutra agradeceu pelo voto de confiança a ele depositado. Também destacou que ao longo de sua carreira jurídica sempre procurou pautar-se pela simplicidade e pelo pragmatismo na busca da prestação jurisdicional, dentro do possível, de forma prática e rápida. “E assim procurarei pautar minha conduta a frente deste Tribunal”, disse.

Até 25 de março de 2009, o desembargador Cláudio Barreto Dutra permanece como presidente em exercício do TRESC. Após a posse, o mandato do desembargador Dutra vai até 25 de março de 2010, data em que também terminará seu primeiro biênio como integrante do Pleno.

Tradicionalmente, o mandato do presidente do TRESC é de um ano e a sua substituição se dá com a eleição do desembargador que ocupa a vice-presidência.

O novo presidente da Corte Eleitoral de Santa Catarina é natural de São Bento do Sul, Santa Catarina. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1975. Ingressou na magistratura estadual, em 3/11/1977, no exercício no cargo de Juiz Substituto, com lotação em São Joaquim. Em 25/7/1979 foi promovido, por merecimento, ao cargo de Juiz de Direito. Atuou nas comarcas Itapiranga, Turvo, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Blumenau e na Capital. De 1994 a 1996, compôs na classe de Juiz de Direito, o Tribunal Regional Eleitoral. Em 5/04/2006 assumiu como 2º suplente na vaga de desembargador do TRESC. Em 23 de março de 2008 passou a exercer os cargos de vice-presidente do TRESC e de Corregedor Regional Eleitoral. Desde 02 de fevereiro é presidente em exercício, passando a presidente no dia 25 de março de 2009. (EB/ECW)

AICSC – Assessoria de Imprensa do TRESC