TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Samir Oséas Saad é empossado como juiz efetivo do TRESC

01.12.2008 às 19:06

Samir Oséas Saad tomou posse hoje no Pleno.

Hoje, às 17h30, na sala de sessões do TRESC, tomou posse o novo juiz efetivo da Corte, Samir Oséas Saad, na categoria de juiz de Direito. Ele assume no TRESC a vaga deixada pelo juiz Volnei Celso Tomazini. Seu biênio na Corte inicia-se hoje (01/12/2008) e deve findar em 30 de novembro de 2010.

Na cerimônia de posse, o juiz Oscar Juvêncio Borges Neto disse que o doutor Samir Oséas Saad "tem sua vida pautada pela discrição e comedimento, as quais representam virtudes essenciais ao correto desempenho da magistratura".

O empossando, por sua vez, emocionou-se ao lembrar as dificuldades "que não foram poucas" para que chegasse à magistratura. "Sonhei. E com a ajuda e compreensão de meus familiares pude tornar meu sonho realidade. Eis-me juiz! O juiz com o qual eu sonhava", rememorou. "Assumo hoje graças à confiança em mim depositada pelo colendo Tribunal de Justiça, julgadores íntegros que emprestaram-me sua sapiência e equilíbrio", afirmou aproveitando para agradecer sua indicação.

Com referência à Corte Eleitoral, Samir Oséas Saad comentou: "Talvez resida exatamente na pluralidade a sua magnificência". E prosseguiu: "Hoje o país se orgulha de ter uma Justiça Eleitoral com um conceito que se expande para além das fronteiras nacionais. Até o presente, julguei sozinho. Agora tenho que aprender a julgar num colegiado, somando meu voto ao de, pelo menos, mais três julgadores. Aprenderei em curvar-me a entendimentos melhores, pois nisso reside a grandeza desta Casa", completou o juiz.

Presentes à mesa solene o presidente do TRESC, desembargador João Eduardo Souza Varella, os juízes do Pleno  Cláudio Barreto Dutra, Márcio Luiz Fogaça Vicari, Oscar Juvêncio Borges Neto, Odson Cardoso Filho e Eliana Paggiarin Marinho, e também o procurador regional eleitoral substituto André Stefani Bertuol.

A cerimônia contou ainda com as presenças do procurador do Estado, Sadi Lima, representando o governador de Santa Catarina, o desembargador Volnei Ivo Carlin, representando o Tribunal de Justiça, e da representante do Ministério Público, Cristiane Rosália Maestri Boel, entre outras autoridades, familiares do juiz empossado e servidores da Justiça.

Samir Oséas Saad tem 68 anos, sendo catarinense de Garuva. É casado com Áurea Margarida Nunes Saad e pai de seis filhos. É Bacharel em Direito e também especialista em Direito Civil. Em 1985, foi nomeado pelo governador do Estado para exercer o cargo de juiz substituto na comarca de Laguna. Como juiz substituto judicou nas comarcas de Jaraguá do Sul, Indaial, Balneário Camboriu, Pomerode, Timbó, Blumenau, Itajaí e Capital. Em 1989 foi promovido por antigüidade para comarca de Abelardo Luz; Atuou também como juiz titular nas comarcas de Maravilha, Videira, Tangará, Fraiburgo, São José, Biguaçu, Joinville e Florianópolis. De 2006 a 30 de setembro de 2008 foi juiz-corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. (EB/RQ)

AICSC – Assessoria de Imprensa do TRESC.