A Central de Atendimento ao Eleitor 148, que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina disponibilizou desde o dia 26 de setembro, recebeu nesses três dias de funcionamento (26, 27 e 28/09) mais de 600 ligações de eleitores de todo o Estado. O valor das ligações equivale a uma chamada local e não é necessário discar o código de área. A equipe de atendimento chegará a 36 servidores no dia da eleição.
A coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Márcia Mendonça Ruhland, informou: "A maior parte das ligações foram de eleitores em busca do número do seu título ou daqueles que não poderão comparecer ao pleito e queriam saber como fazer a justificativa. Também houve muitas dúvidas sobre propaganda eleitoral e denúncias de irregularidades na campanha política". A coordenadora orienta aos eleitores que pretendem utilizar o serviço para que tenham em mãos o número do título com o fim de agilizar o atendimento. Se a informação de que ele necessite for esta, a Central pode fazer a busca pelo nome do eleitor ou de sua mãe, por exemplo.
O usuário do 148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas como: De que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos; entre outras. (RQ)
AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC
Serviço
Horário de Funcionamento da Central 148:
Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700
Horário de atendimento ao público do Tribunal: das 12 às 19 horas.
Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700