TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Ex-presidente do TRESC entrega relatório de gestão

22.07.2008 às 19:17

Trindade dos Santos (foto) faz balanço positivo de sua gestão

A sessão do Pleno de hoje (22) teve uma visita ilustre: O ex-presidente da Casa, desembargador José Trindade dos Santos. Na ocasião, ele fez  entrega do relatório de sua gestão. De acordo com as palavras do magistrado, "é uma oportunidade de matar a saudade do corpo de julgadores e motivo de júbilo rever pessoas com quem compartilhei dois anos de minha vida", declarou.

 O relatório contém a síntese dos trabalhos realizados durante a gestão do desembargador Trindade na Presidência, de 26 de março de 2007 a 29 de fevereiro de 2008. Juntamente, é disponibilizado relatório detalhado apresentado pela Direção-Geral, composto pela exposição circunstanciada do desempenho apresentado pelas unidades de assistência direta e imediata da Direção e pelas Secretarias Judiciária, de Administração e Orçamento, de Gestão de Pessoas e de Tecnologia da Informação.

 No relatório, Trindade dos Santos afirma: "Durante o tempo em que estive à frente da Presidência não foram realizadas eleições, o que, entretanto, não significou diminuição do volume de trabalho, já que a Corte deu continuidade ao julgamento de processos judiciais deflagrados nas eleições de 2006, os quais não foram poucos, como demonstra a estatística que consta neste relatório".

 O relatório destaca a implantação da reorganização da estrutura administrativa deste Tribunal, aprovada pela Resolução TRESC n.7.515, de 11.9.2006 (alterada pela Resolução TRESC n. 7.522, de 24.10.2006), cujo ato homologatório da Corte Superior (Resolução n. TSE n. 22.495, de 19.12.2006) foi publicado em 12 de fevereiro de 2007. Na apresentação do relatório, o desembargador enfatiza que "muitas foram as providências a tomar logo após a minha posse, já que a Direção-Geral deveria submeter ao Tribunal, em noventa dias, minuta de regimento interno dispondo acerca das atribuições e competências das unidades orgânicas que passaram a integrar a nova estrutura organizacional da Secretaria, prazo que foi rigorosamente observado". Acrescentou que " foram feitas, ainda – dentro do possível, haja vista as limitações de espaço físico e o processo de transição natural nessas ocasiões –, as adaptações necessárias à nova realidade".

 Outro destaque de grande relevância, conforme o relatório, foi a retomada do planejamento estratégico, que abrange não apenas o planejamento das eleições, mas o direcionamento institucional a longo prazo.

 O recadastramento dos eleitores da 53ª Zona Eleitoral (São João Batista) também foi frisado pelo desembargador, pois envolveu não somente os servidores daquele cartório, mas considerável número  de servidores da sede do Tribunal, que foram treinados e deslocados para aquela Zona Eleitoral a fim de auxiliarem no processo. O relatório narra que o município supracitado utilizará a urna eletrônica nas eleições deste ano, assim como os outros dois selecionados pelo projeto piloto que vai servir para que o Tribunal Superior Eleitoral avalie quanto será preciso investir em equipamentos e pessoal para que a urna biométrica seja estendida para todo o Brasil. Por isso, São João Batista e, mais uma vez, Santa Catarina entrarão para a história.

 O ex-presidente termina a apresentação do relatório com um belo agradecimento. "Consigno, por fim, que encerro meu mandato certo de que, com a inestimável colaboração de Vossas Excelências, dos Juízes Eleitorais e da competente equipe do Tribunal, dei a minha parcela de contribuição para manter esta Corte na condição de uma das mais respeitadas instituições públicas do País", finaliza. (RQ/ECW)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial