TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitor com necessidade especial precisa comunicá-la ao juiz até 7 de julho

03.07.2008 às 18:03

Eleitores cegos podem contar com auxílio sonoro.

Eleitores com necessidades especiais têm até o dia 7 de julho (segunda-feira) para comunicar aos juizes eleitorais suas restrições e necessidades para que os mesmos possam providenciar os recursos e meios para facilitar-lhes o acesso às seções eleitorais e ao voto.
De acordo com a Resolução 21.008/2002 do TSE, os eleitores que possuem alguma necessidade especial podem se inscrever para votar em seções adaptadas como, por exemplo, urna com dispositivos sonoros que permitem ao deficiente visual ouvir a tecla que ele digita, ou ainda votar em seção eleitoral em andar térreo ou em prédio que possua rampas ou elevadores, no caso dos cadeirantes ou daqueles que possuem grande dificuldade de locomoção. Em Santa Catarina, estão inscritos como eleitores com necessidades especiais 2.148 pessoas, das quais o número maior é de cadeirantes ou com dificuldades graves de locomoção (733 eleitores), seguidos pelos deficientes visuais (532).
O secretário de Tecnologia da Informação do TRESC, Carlos Rogério Camargo, informou que todos os esforços para facilitar o voto aos eleitores com portadores de deficiências estão sendo implementados. No entanto, ele alerta que é preciso a conscientização do próprio eleitor, que não deve deixar de comunicar sua necessidade à Justiça Eleitoral. "O empenho da Justiça Eleitoral para facilitar o voto de todos os eleitores é total, mas a identificação dos eleitores com necessidades especiais é essencial para que se possa bem atendê-los. O Juiz precisa saber quais as zonas que precisam ser adaptadas para gerir melhor os recursos e colocá-los à disposição das seções eleitorais no dia da votação", esclareceu o secretário. (EB/ECW)

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial