TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Treinamento prepara São João Batista para eleição com urna biométrica

24.06.2008 às 18:41

O treinamento da equipe envolvida com a eleição simulada em São João Batista começou na tarde desta terça-feira (24). Cerca de 50 pessoas participaram do primeiro encontro em que foram repassadas as primeiras orientações. O grupo se reuniu na Câmara de Vereadores. Mesários, técnicos de urna, fiscais e servidores da sede do Tribunal Regional Eleitoral estiveram presentes.

 Algumas questões relevantes foram abordadas na reunião como: justificativa, prioridade de voto e conferência de título eleitoral. E também orientações  técnicas  entraram em pauta, como: a impressão da zerésima – boletim que certifica a não existência de votos na urna para o início da votação – e do boletim de urna – que encerra oficialmente os votos de uma seção. E , por fim, foi realizada uma atividade prática com a urna eletrônica.

 Esses temas são alguns dos que serão abordados no treinamento, que se estende até  quarta-feira (25). Amanhã, a outra parte do grupo, que compreende no total 116 mesários,  participará da orientação. A preparação da eleição simulada em São João Batista vai contar ainda com uma última reunião, ocasião em que haverá a configuração e o lacre das urnas, na véspera do pleito, programado para o dia 29 deste mês.

 Ansiosos pela eleição simulada estão os mesários convocados Fabrício da Silva, de 24 anos, e Melissa Lorenz, de 27 anos, que tiveram seu primeiro contato com a urna biométrica no treinamento desta terça-feira (24). “O treinamento é importante para que tenhamos todas as noções do procedimento a ser feito”, destaca Fabrício, que conhece o pleito na prática há quatro anos.  Já Melissa, que trabalha há sete eleições, conta com sua experiência, “No dia das eleições, o TRE fornece todas as informações com um manual a ser seguido. É fácil. Para mim, o treinamento relembra estes itens.” 

 A eleição simulada vai acontecer para testar o funcionamento da urna biométrica, a mais moderna do mundo, que identifica os eleitores pelas suas impressões digitais. E vai apresentar outra novidade: a recente decisão do TSE de divulgar as fotos dos candidatos a vice. (PD/RQ)