TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TSE diz que é difícil controlar propaganda eleitoral na internet

12.06.2008 às 13:13

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou hoje que o ponto central da propaganda eleitoral na internet é o controle. “Fizemos pesquisas no mundo inteiro, e o controle é falho. Se o Direito não tem condições de se tornar eficaz, a minha opinião particular é que se libere o uso”, disse.

De acordo com o ministro, a tendência do Tribunal é facilitar o uso da mídia online, examinando a propaganda eleitoral caso a caso.

Doações

O ministro destacou que, no caso das doações de recursos para a campanha eleitoral, o assunto será divulgado melhor junto aos dirigentes partidários “para deixar claro quem pode doar, quem não pode, qual o modo de doação, velando pelo princípio que chamamos de equivalência de armas na disputa pela preferência do eleitor”.

Os partidos, sustentou o presidente do TSE, têm que ser fiéis ao seu conteúdo programático, mais seletivos na indicação de candidatos. “Esperamos que os partidos vivenciem internamente a democracia, fugindo do cesarismo, do mandonismo, do caciquismo. Prestigiamos os partidos, aplaudimos os partidos, que são protagonistas centrais do processo eleitoral, mas esperamos uma contrapartida”.

Fonte: TSE