TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TSE finaliza cadastramento biométrico de 41,9 mil eleitores em três municípios

03.04.2008 às 19:47

Em um mês, de 3 de março a 1º de abril de 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou o cadastramento biométrico de 41.921 eleitores nos três municípios escolhidos para participarem do projeto-piloto de cadastramento eleitoral por sistema biométrico. Em Fátima do Sul (MS) foram cadastrados 13.735 pessoas, em Colorado do Oeste (RO) foram 12.119, e em São João Batista (SC) o eleitorado cresceu de 14.083 para 16.067, ou seja, 1.984 novos eleitores para o município, entre transferências e novos títulos. Eram esperados 43.412 eleitores obrigados a passar pela revisão, sendo atendidos 96,6% deste total.  

O cadastramento biométrico foi utilizado nesses três municípios por atenderem aos requisitos para sua implementação – média de 15 mil eleitores, iminência de processo de revisão do eleitorado, sede de zona eleitoral, proximidade da capital do estado e que atendessem à variabilidade necessária de teste das impressões digitais. Optou-se também pelos três municípios, por estarem localizados em diferentes regiões do Brasil.

Dados obtidos

No período de 30 dias a média diária de cadastramentos ficou em 1.397, sendo que em Fátima do Sul e Colorado do Oeste o maior comparecimento de eleitores se deu no início do mês de março. Já em São João Batista o pico de atendimentos foi registrado no penúltimo dia (31/03), quando 826 cidadãos se somaram aos aptos para votar. Foi em São João Batista que também se registrou a maior média diária de cadastramentos entre os três municípios – 536 eleitores/dia, contra 458 registrados em Fátima do Sul e 404 em Colorado do Oeste.

Os dados obtidos com a experiência pioneira no mundo servirão como subsídio ao TSE para a implantação do cadastramento biométrico em todo o país nos próximos 10 anos, quando espera-se que cada município brasileiro cadastrar os eleitores através das impressões digitais e fotografia digitalizada. O objetivo do cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, que hoje ainda existe. IN/AM

Fonte: TSE