TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TSE lança guia e alerta para conscientização do voto

25.04.2008 às 13:44

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, disse que a sociedade precisa acordar para importância das eleições municipais e para responsabilidade de cada um na hora do voto. “O eleitor, por vezes, comparece no dia das eleições contrariado, percebendo como uma chatice ter que digitar um número na urna para escolher seu representante”, afirmou, logo após a solenidade de lançamento do Guia do Eleitor Cidadão, cartilha elaborada pelo TSE e pelo Senado Federal que será distribuída nos cartórios eleitorais.

Para o presidente do TSE, a sociedade precisa entender que ela “não é vítima, mas autora, responsável pelo dirigentes que temos e pelos políticos em geral”. Essa conscientização do eleitorado, assinalou, passou a ser uma bandeira da Justiça Eleitoral desde 2006 e é importante para aprimorar os trabalhos da Justiça Eleitoral.  “Com o eleitor bem escolhendo o candidato, nós não teremos os percalços que geralmente nós temos. Teremos pessoas vocacionadas a servirem”, afirmou.

Guia

A cerimônia de lançamento do Guia do Eleitor contou com a presença do senador Efraim Moraes (DEM-PB), 1º secretário da Mesa do Senado. Para o parlamentar, o Guia do Eleitor vai contribuir para a conscientização do eleitorado naquela que é mais importante das eleições de uma democracia. “Votando bem, o cidadão está dando um primeiro passo que definirá todas as etapas seguintes de sua participação política, além de estar dando, também, lá de seu município, uma contribuição inestimável para a saúde da democracia no País”, afirmou.

O Guia do Cidadão foi elaborado por técnicos e especialistas do TSE e do Senado Federal. A cartilha informa qual o papel que deve desempenhar prefeitos e vereadores e explica de que maneira o eleitor pode denunciar irregularidade, cobrar a realização de obras e direitos em seu município. Além disso, a obra detalha como será o processo de votação neste ano e as condutas permitidas e proibidas durante a campanha eleitoral.

Fonte: TSE