TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cartórios Eleitorais fazem plantão para atendimento ao eleitor

30.04.2008 às 16:06

Com o objetivo de atender o maior número possível de eleitores em Santa Catarina que ainda não regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral antes do fechamento do Cadastro Eleitoral, marcado para o próximo dia 7 de maio, os cartórios eleitorais do Estado e as Centrais de Atendimento ao Eleitor farão plantões até o prazo final. 

Segundo determinação da Corregedoria Regional Eleitoral, haverá, obrigatoriamente, plantão em todos os cartórios, no período matutino, nos dias 5 a 7 de maio. Nas maiores cidades - veja aqui - haverá plantão também no feriado e no final de semana, no horário das 10 às 17 hs. Para maiores informações sobre os demais  plantões, clique aqui e visualize os endereços e telefones dos cartórios eleitorais.

A data de 7 de maio estabelece o último prazo para que os eleitores requeiram inscrição eleitoral. Também é o último dia para a solicitação de transferência de domicílio e para o eleitor que mudou de residência dentro do município, pedir alteração no seu título.

Para tirar o título eleitoral, é necessário apresentar documento que comprove a identidade do requerente, como certidão de nascimento, carteira de identidade ou outro documento oficial que tenha fotografia, acompanhado de comprovante de endereço do local em que reside (conta de energia elétrica, água, telefone, contrato de locação, documento do imóvel e outros).

O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso e não comparecer ao Cartório Eleitoral para regularizar sua situação até 7 de maio, não poderá votar na próxima eleição, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral.

Como a procura pelos cartórios eleitorais tem crescido nos últimos dias, os eleitores que precisarem destes serviços devem tomar providências o mais rápido possível, para evitar transtornos com o grande movimento daqueles que deixam para a última hora. O eleitor portador de necessidades especiais também tem até o dia 7 de maio para solicitar sua transferência para uma seção de fácil acesso.  (ECW/RQ)