TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cartório de Ituporanga realiza atendimentos volantes

25.04.2008 às 16:08

O Cartório Eleitoral de Ituporanga vem realizando desde o último dia 22 atendimentos volantes nos municípios que compõem a 39ª Zona Eleitoral. No primeiro dia, foram atendidos 164 eleitores (alistamentos, transferências, revisões), além de outros 72 que foram buscar seu título na Casa da Cidadania em Imbuia e pedir certidões de quitação eleitoral. Os próximos atendimentos acontecerão nos dias 26 (Leoberto Leal) e 28 (Chapadão do Lageado).

 O juiz eleitoral, Rafael Sandi, havia solicitado ao TRESC em 2007 que fosse autorizada a realização desses atendimentos. Na sua opinião, "o sucesso desta empreitada se deve principalmente a ampla divulgação realizada pelos servidores da Zona Eleitoral, e ao interesse da população em contar com uma facilidade ímpar como esta".

Para os eleitores que estavam na fila de atendimento, a Justiça Eleitoral "acertou em cheio, pois ir a Ituporanga fica caro e toma tempo das pessoas, que são em sua maioria agricultores", ponderou a Chefe da Casa da Cidadania de Imbuia, Suely Böll.

 Vale lembrar que é importante aproveitar a facilidade do atendimento volante porque os cidadãos têm até o dia 7 de maio para tirar o título de eleitor, transferi-lo de município ou zona e regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Aqueles que não estiverem com situação regularizada podem ter os títulos cancelados, o que implica a impossibilidade de se tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o passaporte, entre outros trantornos.

 O eleitor que precisar tirar ou transferir o título deve levar consigo um documento oficial de identidade, com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista). Também é importante levar um comprovante de endereço. Para os homens que fizeram 18 anos, é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar. (RQ)