TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cadastramento biométrico em São João Batista termina com sucesso

01.04.2008 às 21:53

Terminou ontem (1º de abril) o cadastramento biométrico em São João Batista, um dos três municípios escolhidos para o projeto-piloto de implantação do sistema que prevê o registro de eleitores por meio de impressão digital e fotografia. Até o encerramento dos trabalhos, às 19 horas, 16.064 pessoas compareceram ao Centro de Eventos do município para se cadastrar (revisão eleitoral, alistamentos e transferências). Houve um aumento do eleitorado em 1.945 pessoas, já que antes do cadastramento, eram 14.119 eleitores.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Eduardo Souza Varella e o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Barreto Dutra, acompanharam o encerramento dos trabalhos.

De acordo com o desembargador Varella, a experiência pioneira de cadastramento biométrico foi um sucesso. "Em todos os sentidos, posso afirmar que o trabalho transcorreu além da nossa expectativa e só temos elogios para o comportamento dos eleitores de São João Batista, que compareceram em peso desde os primeiros dias".

Para a realização do cadastramento foram usados "kits-bio", conjuntos de scanner, computador e mini-estúdio fotográfico para a captação dos dados dos eleitores: dados pessoais, foto e, em praticamente todos os casos, digitais dos dez dedos das mãos.

Título cancelado

O eleitor que não se cadastrou dentro do prazo, deve comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral e fazer o cadastramento biométrico. A data final é o dia 7 de maio. Caso contrário, vai ter o seu título cancelado e não poderá votar nas eleições de outubro.

Além disso, com o título cancelado, a pessoa não pode tirar o CPF e nem fazer o passaporte. O eleitor em situação irregular também não consegue participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em instituição mantida pelo Governo. Os servidores públicos que perderem o título também ficam impedidos de receber o salário. (ECW/RQ)

Serviço

O QUÊ:

Regularização da situação com a Justiça Eleitoral

QUANDO:

2 de abril a 7 de maio. O horário de atendimento é das 12 às 20h

ONDE:

Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral -  São João Batista
R. Nereu Ramos, 188, sls. 11 e 13. Centro
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Documento de identidade (carteira de motorista, carteira profissional, carteira do trabalho, passaporte ou carteira de identidade)
CPF (obrigatório, se já possui)
Comprovante de residência (de 3 de março de 2007 a 3 de dezembro de 2007)