TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Projeto piloto da urna biométrica é apresentado em São João Batista

29.02.2008 às 18:58

Em 1989, a cidade de Brusque foi destaque no noticiário nacional, ao lançar a urna eletrônica no país. Quase vinte anos depois, o estado de Santa Catarina volta a ganhar projeção ao participar do projeto piloto da urna biométrica.

Após o "Kit Bio" ser apresentado em Florianópolis para a imprensa estadual na quinta-feira (28), na manhã seguinte (29) foi a vez do município de São João Batista conhecer o novo sistema de voto. A entrevista coletiva aconteceu na Câmara de Vereadores, e contou com a presença do presidente do TRESC, desembargador José Trindade dos Santos; do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Eduardo Varella; do juiz eleitoral do município, Rafael Rabaldo Bottan; do diretor-geral substituto, Edmundo César Nunes; do secretário de Tecnologia e Informação, Carlos Rogério Camargo; da assessora-chefe da Corregedoria, Renata Beatriz Fávere e da assessora de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves.

Para o juiz eleitoral, Rafael Bottan, São João Batista tem a oportunidade de participar de um processo que dará uma maior segurança ao eleitor. "O objetivo da urna biométrica é extinguir qualquer possibilidade de interferência dentro do processo eleitoral", destaca o magistrado.

O presidente do TRESC, desembargador José Trindade dos Santos, acredita que cada vez mais o Brasil passa a ser referência mundial em segurança eleitoral. "Essa tecnologia é o complemento do que o nosso país vem realizando durante as últimas eleições, que é uma maior rapidez e segurança ao processo democrático do voto", ressalta.

O município do Vale do Rio Tijucas foi escolhido pelo Tribunal Superior Eleitoral, pois já havia a necessidade de realização de revisão eleitoral na cidade. Além disso, possui aproximadamente 15 mil eleitores e está próximo da capital do estado - a 80 quilômetros - outros critérios para a escolha do TSE.

Todos os eleitores de São João Batista serão obrigados a fazer a revisão eleitoral, por meio da urna biométrica. Do contrário, não poderão votar na eleição deste ano, pois terão o título de eleitor cancelado. As pessoas que moram em outras cidades, mas que ainda mantém o vínculo de voto no município também serão obrigadas a participar do recadastramento.

A revisão eleitoral tem início na segunda-feira, 3 de março, e segue até o dia 1º de abril. O horário de atendimento será de segunda a sexta, das 12 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas, no Centro Empresarial e Cultural de São João Batista, próximo a Rodoviária. No local será coletado a impressão digital de cada dedo da mão, bem como a fotografia do eleitor. Além da atualização dos dados, o projeto piloto valerá para a revisão eleitoral com possível transferência de título eleitoral. Todo o processo é gratuito e rápido de ser realizado.

Rio do Braço:

Sobre o impasse do bairro Rio do Braço, que por lei está pertencendo a Nova Trento, o Juiz Eleitoral, Rafael Bottan explicou que o caso foi levado para a corregedoria do TRE. "O objetivo do TRE é ter uma definição o quanto antes, sem que prejudique o eleitor da localidade", finaliza o Juiz.

Eleição de 2008 faz com que São João Batista entre para a história

Para a eleição municipal desse ano, o município de São João Batista vai utilizar a mesma urna eletrônica de antes, mas com um aparelho que coleta a impressão digital acoplado. Tanto no município catarinense, quanto em Colorado D’Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS), o projeto piloto vai servir para o TSE avaliar quanto será preciso investir em equipamentos e pessoal para que a urna biométrica se estenda para todo o Brasil. "O TSE já tem traçado um período de 10 anos para que todo o país passe a contar com esse tipo de equipamento", acredita Camargo. O secretário também informou que com o cadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra. (JC/RQ)

SERVIÇO

O QUÊ: Recadastramento biométrico

QUANDO: 3 de março a 1º de abril

ONDE: No Centro de Convenções e no Cartório Eleitoral de São João Batista

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 12h às 19h de segunda a sexta e das 10h às 17h nos finais de semana e feriados.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Documento de identidade (carteira de motorista, carteira profissional, carteira do trabalho, passaporte ou carteira de identidade)
  • CPF (obrigatório, se já possui)
  • Comprovante de residência (de 3 de março de 2007 a 3 de dezembro de 2007)