TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRESC apresentará equipamento para eleição digital

27.02.2008 às 17:05

Nesta quinta-feira (28) o presidente do TRESC, desembargador José Trindade dos Santos, concederá entrevista coletiva à imprensa sobre os últimos preparativos da Justiça Eleitoral visando ao cadastramento eleitoral por sistema biométrico. O evento será às 15h, na sala de sessões do Tribunal. Na próxima segunda-feira, começa a revisão do eleitorado nos municípios de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO) com identificação do eleitor por meio da impressão digital. Esta inovação tecnológica colocará o Brasil em posição de destaque em termos de processo eleitoral. O cadastramento vai até o dia 1º de abril.

O presidente do TRE vai apresentar o "Kit Bio" que será usado a partir da próxima segunda-feira (3) nos três municípios brasileiros escolhidos para o cadastramento. Trata-se de um conjunto de equipamentos composto por computador portátil com máquina fotográfica digital e leitor biométrico, scanner e software para cadastrar os eleitores por meio das impressões digitais e fotografia digitalizada. O TSE adquiriu 60 equipamentos que já estão nos Tribunais Regionais Eleitorais, dos quais Santa Catarina ficou com 20.

O Kit também será apresentado à imprensa no edifício-sede do TSE, em Brasília, no mesmo dia.

Objetivo

Com o cadastramento biométrico, o TSE pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, que hoje ainda existe. A expectativa é de que em dez anos todos os estados do país tenham urnas com leitores biométricos. Este prazo se deve ao fato de que em ano eleitoral só se pode fazer cadastramento até o mês de maio, o que inviabiliza que o processo corra de forma mais rápida, pois há apenas um intervalo de 12 meses entre uma eleição e outra.

Além disso, o processo depende de previsão orçamentária pelo Poder Executivo. A estimativa é de que sejam gastos R$ 200 milhões no cadastramento de eleitores pelo sistema biométrico ao longo desse período. (ECW/DF/RQ)