TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC mantém decisão que negou transferência de título a eleitor

05.12.2007 às 18:46

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral, na sessão de hoje (5), julgaram improcedente recurso de eleitor contra decisão de juiz eleitoral que negou o pedido de transferência de seu título de eleitor. Joecir Guedes dos Santos, em 24 de setembro, tentou fazer a transferência de seu título de Florianópolis para aquela cidade. O pedido foi indeferido pelo juiz eleitoral de Santa Cecília (51ª Zona Eleitoral), sob a alegação de que ainda não havia transcorrido um ano da inscrição anterior, realizada em 7 de novembro de 2006, para a cidade de Florianópolis. Irresignado com a decisão, o eleitor recorreu ao TRESC, argumentando que o Código Eleitoral, no inciso II do art. 55, estabelece como marco inicial do transcurso do prazo de um ano a data da inscrição primitiva, e não a data da última inscrição.

O Ministério Público Eleitoral enfatiza no seu parecer que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que "o prazo de um ano previsto no inciso II do § 1º do art. 55 do Código Eleitoral conta-se da inscrição imediatamente anterior ao novo domicílio", o que também está previsto no inciso II do art. 8º da Lei nº 6.996/82.

Segundo o relator do processo, juiz Jorge Antônio Maurique, "a redação do Código, quando fala em primitiva inscrição, quer dizer a inscrição anterior e por isso o recurso deve ser julgado improcedente". (ECW/DF)