TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 18 mil filiações a partidos poderão ser canceladas no Estado

06.12.2007 às 15:00

Levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral aponta a existência de 18.360 casos de pessoas filiadas a dois partidos políticos simultaneamente, o que é proibido por lei. A Justiça Eleitoral está convocando esses filiados para regularizar a situação, sob pena de cancelamento e até impossibilidade de concorrer a cargos nas próximas eleições. Segundo os dados apurados, os casos se referem à duplicidade de filiação. "Aqueles que são filiados a dois ou mais partidos poderão ter sua filiação decretada nula pelo juiz eleitoral, que examinará cada caso", alerta a Corregedoria Regional Eleitoral.

A lista dos filiados em situação de duplicidade será encaminhada aos respectivos cartórios eleitorais, que abrirão processos para regularizar a situação. "Os processos serão autuados e em seguida os partidos políticos e os filiados serão notificados pelo endereço que consta no cadastro", alerta a Corregedoria. Aos juízes eleitorais, após apresentação da justificativa dos filiados, caberá decidir sobre o cancelamento ou não da filiação.

O partido que detém o maior número de filiados em situação irregular é o Democratas. São 3.132 filiados em situação que exigirá justificativa.

Para ver a situação dos filiados em situação irregular em cada partido no Estado, veja anexo. (ECW/DF)