TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Dois catarinenses são vencedores do concurso de fotografia do STF

13.12.2007 às 15:25

Augusto Thiesen Neto, 5 anos, de Blumenau (SC), Adriano Fernandes, 16, de São Bento do Sul (SC) e Lígia Kátia Silvia Gama, 31, do Amapá (AP), receberam do Supremo Tribunal Federal, cada um, cheque no valor de R$ 4 mil por terem vencido o I Concurso Nacional de Fotografia do STF nas categorias infantil, jovem e adulto, respectivamente.

A cerimônia de premiação, que aconteceu no Salão dos Bustos do edifício sede do Supremo, contou com a presença da presidente da Corte, ministra Ellen Gracie e dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski – presidente da comissão julgadora, além do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Logo após a premiação foi inaugurada a exposição “Um olhar sobre o Poder Judiciário no Brasil”, com 30 fotos de participantes do concurso, e lançado o calendário 2008 do STF, com 12 fotos de concorrentes.

Reflexão

Para Ricardo Lewandowski, presidente da comissão julgadora, o concurso demonstrou ter conseguido atingir seu objetivo, que era o de levar a sociedade a refletir sobre o papel da justiça no Brasil, e demonstrar sua percepção sobre esta instituição.

A presidente do STF concordou com Lewandowski. Ela demonstrou sua satisfação em poder entregar prêmios para candidatos que vinham do extremo sul e do extremo norte do país. “As fronteiras da pátria se encontram para essa ocasião”.

Vencedores

Vencedora na categoria adulto, a amapaense Lígia revelou que sua foto tem uma história muito interessante. “Essa foto foi a última tirada com a minha máquina. Logo depois, roubaram a minha máquina. Quando eu mandei a foto para o concurso as pessoas diziam que a foto não ia dar em nada, que não mostrava nada, apenas um barco. Eu respondia que a imagem mostra tudo: mostra a justiça sem fronteira dentro do Amapá. A foto foi tirada dia 8 de dezembro, que é o Dia da Justiça. Então, essa foto tem um significado muito grande para mim”.

Adriano, vencedor na categoria jovem, se disse empolgado com a nova perspectiva. “A experiência foi muito legal. Primeiro eu vi o fórum, aí bati umas fotos. E essa foi a melhor que eu achei. A expectativa estava grande. Quando eu recebi a notícia [de que havia ganhado], eu pulei de alegria. Acho que vou mexer com fotografia mesmo. Agora me empolguei”, disse o catarinense de São Bento do Sul.

Augusto, com 5 anos, de Blumenau, sintetizou a sua foto, vencedora da categoria infantil: “Peguei minhas arminhas, minha máquina e fiz a foto. A foto mostra que quem usa arma e faz mal a natureza tem que ir pra justiça”. A mãe, Simone, disse que a foto foi uma construção coletiva. “Nós conversamos sobre a justiça, seu papel, e com o tempo ele foi assimilando algumas coisas que o levaram a representar seu entendimento sobre a justiça daquela forma”.

Exposição

Na seqüência do evento, foi inaugurada a exposição fotográfica – com 30 imagens de participantes do concurso – e lançado oficialmente o calendário STF 2008, com 12 fotos que concorreram no I Concurso Fotográfico do STF. O calendário está disponível para download na página de internet do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil (www.stf.gov.br/bicentenario/concurso/arquivo/calendario.pdf).

MB/EH

Fonte: STF