TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC participa da Campanha Sou do Bem

23.07.2007 às 15:36

Eleitores são atendidos com serviço online

Garantir à população mais carente o acesso a direitos que possibilitem o exercício da cidadania é um dos objetivos do TRESC. Para isso, o Tribunal está engajado na Campanha Sou do Bem 2007. O projeto idealizado pela AVBESC - Associação dos Voluntários do Bem de Santa Catarina - está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo. Em 2006 foram realizadas 15 ações, 10 a mais que no ano anterior. Para este ano estão previstos 14 eventos, o próximo em Laguna, no dia 28. Outras instituições, como o Tribunal de Justiça, a Casan e a Celesc, também colaboram com a iniciativa, que é uma oportunidade de a Justiça Eleitoral testar novas tecnologias de atendimento aos eleitores.

Graças a diversas parcerias é oferecida a emissão gratuita de documentos: carteira de identidade, CPF e também o título eleitoral. Além disso, a população pode obter informações sobre benefícios previdenciários, programas assistenciais do governo, assistência jurídica gratuita, programas de emprego e diversos outros serviços. Os eventos são realizados em locais públicos e de fácil acesso às comunidades carentes, geralmente no horário das 10h às 16 h, viabilizando o atendimento de até 5 mil pessoas por cidade. A Coordenadora do Evento, Luciana de Bastos Silva, conta que a presença da Justiça Eleitoral é importantíssima e ajuda a dar mais credibilidade à iniciativa. "De todos os parceiros da Campanha, o TRESC é o único que faz a emissão de documentos na hora", destaca Luciana.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal aproveita a ocasião para testar a tecnologia de treinamento à distância na capacitação dos servidores dos cartórios, além de um novo modelo de atendimento volante aos eleitores, com serviços on-line. São usados notebooks conectados à rede da Justiça Eleitoral via linha telefônica discada, e os títulos são entregues na hora. Como a tecnologia está em fase de aperfeiçoamento técnico, a STI tem acompanhado de perto os eventos. Na avaliação do Secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Rogério Camargo,"o resultado, até agora, tem sido muito positivo, pois há uma efetiva participação popular nesses eventos, com o atendimento de número significativo de eleitores: em Criciúma foram atendidos 118 eleitores e em Garopaba 146". (VNM/DF)