TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Campanha registra 386 atendimentos em Balneário Camboriú

03.07.2007 às 17:24

A campanha pela atualização e alistamento de eleitores iniciada nos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú pela 56ª Zona Eleitoral no dia 27 de junho registra 386 atendimentos até a tarde desta terça-feira (3). Na semana passada, a equipe responsável pela iniciativa esteve na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e nas escolas estaduais Professor José Arantes e Professora Maria Terezinha.

Hoje os serviços são oferecidos na Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia e amanhã (4), no Colégio Agrícola. A ação pretende alcançar o mínimo necessário (100 mil votantes) para a abertura de mais um juízo eleitoral na região. Atualmente, são 99.340 eleitores aptos e 7.888 com inscrições suspensas ou canceladas nas duas cidades, o que soma mais do que o número exigido para a abertura de um novo cartório. "Isso demonstra a necessidade de mais uma zona, para manter a qualidade e agilidade necessárias ao desempenho das atribuições da Justiça Eleitoral, além de otimizar os trabalhos relativos às eleições municipais de 2008", destaca a chefe de cartório da 56ª ZE, Aline Momm.

Aline avalia como positivo o resultado das visitas às escolas estaduais realizadas até o momento. O atendimento à Univali, porém, ficou abaixo das expectativas. "Muitos estudantes já estavam em férias. Além disso, tivemos um problema na rede quando estivemos lá e alguns alunos não voltaram mais tarde para concluir o cadastro. Por isso, pretendemos voltar à instituição após o retorno das aulas, para completar esses dados", afirma.

Após a divulgação nas escolas da região, o cartório pretende percorrer os bairros das duas cidades. A próxima visita deve ocorrer na primeira semana de agosto no bairro Municípios, em Balneário Camboriú. O atendimento é feito por meio do Sistema de Atendimento Volante a Eleitores, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, do TRE/SC. O mecanismo permite o preenchimento do RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral) on line, com produção e entrega de títulos imediatas, fora da sede do cartório. (PP/DF)